Mesmo com alegria, o Carnaval traz grandes preocupações para os foliões, por conta do aumento no número de golpes financeiros realizados por criminosos que almejam lucrar em cima da falta de atenção durante os dias de festa. Uma das fraudes mais comuns é cometida no pagamento via Pix, mas, felizmente, limitar o valor das transferências para pequenas quantias pode evitar golpes nesta modalidade.
Em entrevista ao RDtv, a diretora presidente do Sicoob Crediconsumo, Lourdes Moreno comenta que, em muitos casos, o pagamento por Pix é feito por meio de QR Code, o que pode facilmente ser alterado para pedir valores muito maiores do que o previsto. Por isso, deixar o limite de transferência em valores baixos impedirá que os criminosos consigam retirar altas quantias da conta.
“É interessante também ter noção do quanto irá gastar em média, assim poderá limitar ainda mais os valores. Também é importante que ao pagar via Pix, a pessoa esteja atenta ao que está fazendo e não tentar realizar a compra de forma apressada, já que é nessa falta de atenção e na pressa que os golpes são efetivados”, destaca.
Lourdes afirma que por conta da praticidade para realizar compras, os golpes envolvendo cartões também são comuns nesta época. “Um dos golpes mais comuns é o de troca de cartão e o de alteração no valor e, para evitá-los, não entregue o cartão ao vendedor e sempre verifique se o valor que está na maquininha corresponde ao valor da sua compra e, nunca passe o cartão em uma maquininha que está com o visor quebrado ou que não está imprimindo comprovantes”, orienta.
A diretora conta que que os golpes não são limitados ao Carnaval e podem ocorrer durante todo o ano de outras maneiras. “Recomendamos que ao receber algum SMS relacionados ao bancos sobre compras realizadas ou transações bancárias feitas ou supostos acessos à conta bancária da vítima, não responda e também não entre em nenhum link enviado. E se ficar com receio do que foi enviado no SMS, questione o seu banco ou o seu gerente e se certifique de que está tudo certo na sua conta”, diz.
Expansão da Sicoob Crediconsumo
Lourdes acrescenta ainda que o Sicoob Crediconsumo está com um planejamento de expansão que se estende até 2025 e, deverá criar dois novos pontos de atendimentos em Santo André e São Bernardo. “Já temos autorização do Banco Central para associar qualquer membro da região a Sicoob e não apenas os cooperados da Coop (Cooperativa de Consumo). Isso fará com que possamos ampliar bastante o nosso espaço no ABC”, finaliza.
Atualmente, o Sicoob Crediconsumo possui três unidades na região, sendo uma em São Bernardo e duas em Santo André.