DAEE mantem previsão de entregar Jaboticabal este ano mesmo com atrasos

Obras do piscinão Jaboticabal passaram por adequações e segundo o DAEE mais de metade dela já está pronta. (Foto: Divulgação /Semil)

As chuvas têm castigado o ABC, que nos últimos dias viu alagamentos em vários bairros, mesmo nos locais onde já há reservatórios para contenção de enchentes. O DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), autarquia do governo do Estado, responsável pela obra do Piscinão Jaboticabal, disse que houve atrasos na obra, adequações de projeto, mesmo assim mantém a meta de entregar o piscinão, considerado o maior da América Latina, até o final deste ano. O reservatório promete minimizar os problemas com as enchentes em São Caetano, no Rudge Ramos, em São Bernardo e no entorno da Via Anchieta, na Capital.

A obra é feita no córrego de mesmo nome que se liga ao Ribeirão dos Couros, na altura do km 13 da via Anchieta. O piscinão, com capacidade para armazenar 900 milhões de litros de água e segundo o DAEE vai beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas que moram na região. Os planos da autarquia estadual é que o Jaboticabal já esteja operando no próximo verão, neste ele ainda não contribui pois pouco mais da metade da obra está pronta; 50,4% segundo o DAEE.

Newsletter RD

O prazo de conclusão é o segundo semestre de 2024, após problemas que prejudicaram o cronograma. “Foram dificuldades nas desapropriações; alterações no projeto original e a desaceleração das escavações em virtude da necessidade de atender à necessidades ambientais (o que gerou a necessidade de instalação de uma estação de tratamento)”, informou o departamento, em nota. Com isso o investimento inicialmente previsto de R$ 315 milhões já está em R$ 346 milhões.

Diariamente cerca de 100 trabalhadores diretos atuam na obra. Já foram instaladas 2,4 mil toneladas de aço estrutural e removidos 930 mil metros cúbicos de terra, o equivalente para encher 66,4 mil caminhões basculantes.

O DAEE administra 27 piscinões na capital e na Região Metropolitana de São Paulo, desses, 19 estão localizados nos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. O órgão informou que todos eles passam por manutenção preventiva e funcionaram normalmente nos temporais das últimas semanas. Além destes 19 piscinões outros fois estão projetados, o RT-15 e o RT-16 ambos ao longo do rio Tamanduateí, nos municípios de Santo André e Mauá, respectivamente. O DAEE informou que esses projetos ainda estão em fase de adequação. “Posteriormente à finalização dos projetos, haverá necessidade de avaliação em conjunto com as prefeituras envolvidas em relação às questões referentes a licenciamento ambiental, utilização das áreas previstas para implantação e operação. Após estas definições, será possível tratar da viabilização de recursos e cronogramas de licitação de tais empreendimentos”, informou o departamento sobre questionamento enviado pelo RD.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes