ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Míssil de bomba atômica da Guerra Fria é encontrado desativado em garagem nos EUA

Um míssil antigo e inerte, do tipo usado para transportar uma ogiva nuclear, foi encontrado na garagem da casa de um morador já falecido do estado de Washington, nos EUA, segundo a polícia.

A polícia de Bellevue respondeu na quinta-feira, 1º., a uma denúncia de que haveria um míssil de nível militar na garagem de uma casa na cidade, do outro lado do Lago Washington, em Seattle. A polícia disse que um museu da Força Aérea em Dayton, Ohio, ligou na noite de quarta-feira, 31, para relatar uma oferta de doação do item, que um vizinho disse ter sido comprado em uma venda de imóveis.

Newsletter RD

Membros do esquadrão antibombas inspecionaram o objeto enferrujado e descobriram que se tratava de um Douglas AIR-2 Genie (antiga designação MB-1), um míssil ar-ar não guiado projetado para transportar uma ogiva nuclear. Não havia nenhuma ogiva acoplada e nenhum combustível para o míssil – “o que basicamente significa que o objeto era um artefato não explosivo”.

“Como o objeto era inerte, e os militares não solicitaram sua devolução, a polícia o deixou com um vizinho para restaurá-lo e exibi-lo em um museu”, explicou a polícia.

De acordo com a Air Force Armament Museum Foundation, o míssil ar-ar não guiado foi usado pelos Estados Unidos e pelo Canadá durante o período da Guerra Fria, quando a interceptação dos bombardeiros estratégicos soviéticos era uma das principais preocupações militares.

Em julho de 1957, um Genie foi lançado a cerca de 5,5 mil metros de um interceptador F89J e detonado sobre Yucca Flats, Nevada, o primeiro e único teste de detonação de um míssil ar-ar dos EUA com uma ogiva nuclear.

“E acreditamos que levará muito, muito tempo antes de recebermos outra chamada como essa novamente”, comentou a polícia no X, antigo Twitter, acrescentando um emoji de míssil.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes