A Universidade Metodista de São Paulo vai sediar na próxima quinta-feira (01/02) a terceira e última audiência pública para debater a possibilidade de extensão da linha 20-Rosa do Metrô (Santa Marina-Santo André) e o prolongamento Oeste da linha 2-Verde. O encontro faz parte do processo de apresentação das obras para programar as licenças ambientais.
A audiência pública ocorrerá no Salão Nobre do Campus Rudge Ramos, em São Bernardo, às 17h. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (https://www.youtube.com/watch?v=S3kSlvhu068). Outras duas audiências ocorreram em Santo André e na Capital, em 22 e 29 de janeiro, respectivamente.
Para participar, interessados devem acessar o endereço eletrônico semil.sp.gov.br/consema a partir das 10h do dia 1º e preencher cadastro com nome completo, endereço de correio-eletrônico, órgão ou entidade que eventualmente representar, documento de identificação e telefone. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente, a partir das 16h do dia 1º na Metodista.
24 estações
A futura Linha 20-Rosa prevê 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a Santa Marina (na região da Lapa na Capital) a Santo André, passando por São Bernardo e bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino. O Metrô já concluiu o anteprojeto de engenharia e agora está contratando o projeto básico.
Primeiro deve ser feita a alteração no ramal Paulista e a previsão é que a ligação do ABC com a Capital seja entregue em 2035. Nas duas audiências anteriores foram mostrados estudos preliminares que demonstram benefícios de R$ 3,5 bilhões por ano com o funcionamento da Linha 20-Rosa, em razão da economia de combustíveis e gastos com saúde que serão evitados com poluentes que deixarão de ser emitidos, além da redução do tempo de deslocamento das pessoas, que pode chegar a mais de 60%. Os dados disponibilizados no evento constam no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e no Anteprojeto de Engenharia elaborado pelo Metrô.
O projeto faz parte das ações que substituíram a proposta da linha 18-Bronze (Tamanduateí-São Bernardo). Além da linha 20-Rosa, o Governo do Estado entregou o projeto da linha de BRT (Bus Rapid Transit) que segue o mesmo trajeto da linha 18 e tem previsão de entrega para o próximo ano. A Next Mobilidade (antiga Metra) é a responsável pela obra que foi incluída no contrato de concessão do Corredor ABD (Trólebus) e das linhas intermunicipais da Área 5 da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).