O Instituto Aquila realizou, nesta semana, treinamento para cerca de 50 dirigentes da Fundação do ABC em seu Programa de Formação de Gestores. A atividade foi comandada pelo consultor sênior, Thiago de Almeida Brandão e Souza, que esteve à frente de palestras e dinâmicas para desenvolver habilidades de liderança e alinhar técnicas mais avançadas e eficientes em gestão.
O objetivo central foi a capacitação dos líderes para a implementação do Planejamento Estratégico da FUABC, trabalho iniciado efetivamente em 2023 e que envolve toda a estrutura da organização e seus mais de 26 mil funcionários.
A Fundação do ABC esteve representada por dirigentes de sua sede administrativa, da Unidade de Apoio Administrativo (UAA), e do Centro Universitário FMABC, com destaque para as participações do presidente da entidade, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do vice-presidente, Dr. Osmar Santos de Mendonça, e do diretor-geral da UAA, Décio Teixeira Prates Júnior.
Entre os destaques abordados no Programa de Capacitação de Gestores do Instituto Aquila esteve o detalhamento do PDCA, sigla em inglês para “Plan-Do-Check-Act” (Planejar-Fazer-Checar-Agir), uma metodologia consagrada para o gerenciamento contínuo de processos e melhoria de desempenho. Este modelo, essencial para o planejamento estratégico, foi explorado como uma ferramenta eficaz para garantir que a Fundação do ABC implemente e monitore suas iniciativas de maneira sistemática e adaptável, permitindo uma resposta rápida a mudanças e garantindo a qualidade e eficiência dos serviços prestados, em especial nas áreas da saúde e educação.
GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO
A partir da homologação do Termo de Ajustamento de Conduta entre Fundação do ABC e Ministério Público do Estado de São Paulo, em março de 2020, teve início um contínuo processo de transformação da entidade. Dois dos principais elementos que progressivamente estão sendo introduzidos são a governança corporativa e o planejamento estratégico.
A governança corporativa é considerada a espinha dorsal, por reunir conjunto de práticas e estruturas que norteiam decisões embasadas, administração eficaz de recursos e, sobretudo, a certeza de que a segurança e o bem-estar do paciente são prioridades incontestáveis.
Por sua vez, o planejamento estratégico é a ferramenta que orientará a Fundação do ABC na direção de seus objetivos de longo prazo. Trata-se de uma visão ampla, capaz de antever desafios e oportunidades, e de alocar recursos de forma a otimizar os resultados. Entre as vantagens deste processo estão a melhoria da eficiência operacional, a capacidade de resposta rápida às mudanças de cenário e a capacidade de identificação de oportunidades de crescimento, sempre direcionadas por uma visão estratégica que coloca o paciente no centro de todas as decisões.
PRÊMIO CIDADES EXCELENTES
O Instituto Aquila, reconhecido por sua expertise em gestão e planejamento estratégico, também se destaca pelo seu envolvimento no projeto “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Este projeto visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Na edição 2023, a cidade de Santo André ganhou a etapa estadual do prêmio na categoria “sustentabilidade”, em reconhecimento a diversas iniciativas da Prefeitura voltadas à preservação do meio ambiente, alinhadas a ações de desenvolvimento sustentável e inclusão social.