Rússia rejeita proposta dos EUA para reabrir diálogo sobre controle de armas

Moscou respondeu a uma proposta dos EUA dizendo que não estava interessada em retomar conversas sobre controle de armas (Foto: Banco de Dados)

A Rússia recusou uma oferta dos Estados Unidos para reabrir conversas sobre controle de armas, ao dizer que os americanos realizam uma política hostil em relação a Moscou, afirmaram nesta quinta-feira, 18, funcionários dos EUA. A ausência de diálogo entre os dois lados para reduzir riscos nucleares e potenciais medidas para controle de armas ocorre no pior momento da relação bilateral desde o fim da Guerra Fria e gera temores de uma nova corrida armamentista.

No fim de dezembro, Moscou respondeu a uma proposta dos EUA dizendo que não estava interessada em retomar conversas sobre controle de armas. A Rússia reclamou que os EUA buscavam derrotar estrategicamente a Rússia com seu apoio à Ucrânia na guerra entre estes dois países.

Newsletter RD

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reafirmou a posição da Rússia nesta quinta-feira, ao dizer em entrevista coletiva em Moscou que os EUA precisam revisar sua política em relação ao país antes de um diálogo sobre controle de armas nucleares.

O novo tratado Smart, que limita armas nucleares de longo alcance de EUA e Rússia, vence em fevereiro de 2026, enquanto outros acordos sobre controle de armas já não são mais respeitados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes