ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Observatório Astronômico de Diadema é demolido após uma década de abandono

Prédio do Observatório Astronômico foi desativado em 2012 e, desde então estava abandonado ( Foto: Carlos Carvalho)

Inaugurado em 1992, o Observatório Astronômico de Diadema desenvolvia uma série de atividades que visavam estimular e cultivar o interesse e o estudo na área da astronomia. Mas depois de 10 anos abandonado, o prédio localizado na avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1322, Jardim Inamar, foi demolido pela Prefeitura na última semana. Questionado, a Paço diz que um novo observatório será viabilizado na cidade, mas não informa prazo. A demolição do prédio foi alvo de críticas.

Um dos fundadores da SAAD (Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema) e idealizador do Observatório, Ozimar Pereira, afirma que desde a desativação do prédio em 2012, uma série de tentativas para reativar o Observatório foram feitas, mas nenhuma foi atendida. “Era um prédio histórico, que contribuía para a divulgação científica e permitia que as escolas e famílias tivessem contato com a ciência de maneira qualificada, interativa e agradável. Mas acreditamos que o prefeito José de Filippi Jr. sinta um certo desprezo pelo local por se tratar de uma construção feita por outro gestor e, justamente, por isso nunca teve interesse em reativá-lo”, diz.

Newsletter RD

Projeto de remodelação

Maria Luísa Gagliardi, presidente do Conselho de Patrimônio de Diadema, conta que o Observatório é um ponto muito bom para a visualização de estrelas e planetas e que, em uma das conversas feitas entre a SAAD e a Prefeitura, foi sugerido que o local fosse utilizado para acrescentar ainda mais conteúdo na grade curricular das escolas. “Existia um projeto de remodelação da área, que contava com escola estadual, quadra, biblioteca, centro cultural e o próprio Observatório. Era algo que possuía grande potencial, mas após ser abandonado e agora demolido, não sabemos qual será o futuro”, conta.

Para Ozimar, o local contava com uma série de atividades interessantes, gerou muito interesse para estudantes e alguns deles se destacaram na área pela inspiração e orientações que tiveram no observatório. “Uma das maiores autoridades em relógios solares é de Diadema, nasceu praticamente dentro do observatório. O esforço que fizemos gerou bons frutos e vários jovens que passaram por lá se tornaram professores. Mas, infelizmente, estamos assistindo uma cena lamentável no Brasil, onde a educação é vista como uma das piores do mundo, o desconhecimento científico se provou gigantesco durante a pandemia e a demolição do Observatório só prova que a falta de investimento na educação e na ciência ocorre também em Diadema”, critica o físico.

Prefeitura

Em reportagem do RD em 2022, sobre o abandono do Observatório, a Prefeitura informou que estava tomando providências para restaurar e revitalizar o equipamento. “Está em curso um processo de licitação, junto à Secretaria de Obras, para as intervenções necessárias do município”, e que o Observatório Astronômico era um bem cultural da cidade.

Questionada sobre o motivo da demolição do empreedimento, a Prefeitura de Diadema informa que este ano foi firmado um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) implantação de uma política de astronomia para os estudantes da rede municipal. “Há um compromisso do município, em parceria com a Unifesp, para implantar um observatório com melhores condições técnicas, assim como assegurar aos moradores com contexto mais seguro”, afirma a Administração sem informar quando o novo observatório será entregue ou mesmo o local.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes