“Taxa de juros e inflação são preocupações para 2024”, diz presidente do Ciesp Diadema

As indústrias de Diadema estão se preparando para 2024 definindo projeções de como a queda da taxa de juros, eleições municipais, e possíveis parcerias podem influenciar em seus meios de produção. Ao RDtv, o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Diadema, Anuar Dequech Junior, fala sobre o balanço da entidade em 2023, assim como as previsões para este ano.

Levando em consideração que 2023 foi o primeiro ano do atual governo, Junior diz que as indústrias de Diadema estão em fase de adaptação com leis e novas normas destinadas ao setor. “De modo geral, 2023 foi um ano de aprendizado para todos nós da indústria da cidade. Com a mudança no governo, sentimos o impacto principalmente nas questões tributárias”, comenta.

Newsletter RD

Indústrias estão sentindo impacto do novo governo (Foto: Reprodução/RDtv)

Através do PDD (Plano Desenvolve Diadema), alguns setores da cidade foram beneficiados com novas propostas de leis, e segundo o dirigente, o projeto de lei mais marcante para as indústrias de Diadema em 2023 foi a exigência da fiscalização severa da vigilância sanitária nos empreendimentos. “Tinham empresas que passavam por Diadema e não eram vistoriadas. Essa umas das nossas maiores conquistas de 2023, em que as indústrias são fiscalizadas com mais rapidez e agilidade pela vigilância sanitária”, diz, reforçando a importância do poder público para desburocratizar e agilizar etapas de leis .

De modo geral, o ABC vem sofrendo uma queda nas indústrias do setor automobilístico. Segundo o VTI (Valor da Transformação Industrial), entre 2007 a 2019, a região perdeu cerca de R$ 20 bilhões em investimentos industriais, sendo R$ 13 bilhões somente em veículos. “Notamos que há uma queda nas indústrias automobilísticas na região. Nesse caso, ao invés de nos preocuparmos com esses números, valorizamos as outras indústrias que compensam e estão em prospecção, como é o caso das alimentícias e cosméticos, em que buscamos viabilizar parcerias com investidores de fora, bem como com a prefeitura”, reforça Junior.

Para 2024, o dirigente do Ciesp conta que a indústria deverá ter cautela para fechamento de negócios e nos planejamentos. “Algumas medidas como a reforma tributária e a mudança da presidência no Banco Central podem afetar diretamente as indústrias da cidade, além da queda das taxas de juros que pode impactar diretamente a inflação. Por isso que neste ano temos que ter cautela”, recomenda.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes