CDL São Caetano dá dicas para organizar as contas do início do ano

IPVA, IPTU, matrícula e material escolar devem ser entendidos com cautela (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O custo de combustível, aumento de passagem nos ônibus e do salário mínimo tem reflexos importantes no orçamento doméstico e além das despesas habituais do início do ano, o aumento da inadimplência e a parcela do Programa Desenrola aumentam a necessidade de organização financeira. Listar as contas do início do ano é o primeiro passo para organizar e escolher a prioridade do pagamento. É importante, também, listar as multas e juros de cada uma das contas e os seus descontos à vista. Veja as dicas da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano para que as contas do início de ano não coloquem seu orçamento no vermelho.

O desconto de 3% do IPVA no Estado de São Paulo deve ser usado quando não há dívidas em atraso e o orçamento do mês de janeiro comporta todas as outras despesas. Vale verificar se no seu município há programas de redução de valores do IPTU, na maioria dos municípios do ABC há programas de redução de até 50% para aposentados e portadores de diversas doenças graves.

Newsletter RD

O setor educacional possui bastante flexibilidade nos recebíveis da sua carteira. O custo da captação do aluno em comparação com a permanência do contrato educacional é bastante vantajoso para a empresa de sorte que, se seu contrato educacional do ano passado está quitado, é mais vantajoso negociar uma bolsa de estudo, parcelamento da matrícula desde que, na negociação, os valores sejam acordados sem juros.

Para o presidente da CDL, Alexandre Damasio, o momento é de usar inteligência financeira para fazer um bom negócio e também procurar benefícios nos municípios. “Comparar descontos dos impostos com ganhos financeiros é uma oportunidade de fazer uma análise crítica das taxas do cartão de crédito, das tarifas bancárias e de quanto remunera a poupança ou sua aplicação”, afirma.

Mesmo sabendo que essas despesas são comuns em todos os anos, no mundo real, a maioria das pessoas não reservou o 13º para as despesas do início do ano e não tem orçamento para a quitação à vista da maioria delas. Assim o consumidor deve planejar o impacto das contas do início do ano em uma planilha até o mês de junho. Dilua as parcelas negociadas mês a mês e verifique a diminuição da renda nos próximos seis meses, acrescente também o custo do juros do cheque especial e do cartão de crédito. Caso tenha feito o parcelamento, observe se o valor é alterado de acordo com o número de parcelas e faça uma escolha com aquilo que for mais vantajoso para o seu bolso.

Vale usar o cartão de crédito e a antecipação do FGTS nas seguintes ocasiões: quando o número de parcelas não for adequado ao seu orçamento, mas o imposto pode ser entendido como custo da sua operação vale o uso do cartão de crédito. IPVA para quem usa o automóvel ou caminhão como insumo do seu negócio deve ser quitado à vista com desconto e parcelado em 12 vezes do cartão. Os juros da operação devem ser entendidos como custo e participar da planilha do seu negócio. A antecipação do FGTS é uma modalidade de empréstimo das mais baratas do mercado e com a vantagem da liberdade do uso do dinheiro além daqueles descritos na lei. Organize suas dívidas e peça desconto à vista. Segundo Damásio, dívidas passadas devem ter prioridade, negociá-las sem juros ou com um bom desconto e pagá-las com o dinheiro do FGTS é a dica da vez,

Pense em fazer uma renda extra ainda esse ano e negociar taxas e serviços bancários. A boa notícia para quem trabalha com vendas é que esse ano o calendário conta com poucos feriados e que sempre há consumidores com condições de compra na nossa região. Veja seu estoque, adiante-se as necessidades do consumidor, revise e busque melhorar as taxas bancárias. Quem não trabalha com vendas ainda pode vender bens em desuso, vender bens adquiridos nos programas de pontos, alugar quartos, trabalhar para sites de pesquisa que pagam em dólar, usar plataformas de permuta multilaterais e dar aulas particulares.

Outra dica é verificar os preços das tarifas bancárias e comparar o seu banco atual com fintechs e bancos cooperativos, buscar as menores tarifas de manutenção da conta, verificar os custos invisíveis dos bancos, negociar emissão e baixa dos boletos e ver se seu banco cobra o pix.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes