Tarifa Zero vira destaque nacional e concessões causam polêmica em SCS

Tarifa dominou o noticiário sobre São Caetano no final do ano (Foto: Johnny Nogueira/PMSCS)

O final do ano de 2023 para o morador de São Caetano acabou marcado tanto por pautas sociais, ligadas à esquerda, quanto pautas econômicas, ligadas à direita. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) terminou o seu segundo ano completo do quarto mandato ganhando destaque nacional com o Tarifa Zero, mas já pensando em concessões e privatizações que entrarão em pauta em 2024.

Desde o início de novembro, quem se utiliza do transporte público municipal em São Caetano passa pela catraca sem pagar nada. O projeto Tarifa Zero ganhou destaque nacional e até mesmo criou pressão dentro da Prefeitura de São Paulo, que acabou criando uma tarifa menor aos domingos (R$ 2), o que não agradou o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que também acabou pressionado.

Newsletter RD

A proposta foi entre tantas que chamaram a atenção, pois são pautas ligadas à esquerda. A criação do primeiro restaurante popular da cidade, o Nosso Prato, e os auxílios sociais que foram aprovados no Legislativo, aproximaram o governo de ações que são pensadas exatamente por parte de sua oposição.

Auricchio também viu seu filho, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), ganhar protagonismo na Assembleia Legislativa. Thiago foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e conseguiu emplacar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enel, a que mais chamou a atenção durante o ano, principalmente com os problemas apresentados pela concessionária.

Por outro lado, o chefe do Executivo conseguiu a aprovação da criação da agência reguladora da cidade, a Regula São Caetano, o que gerou os primeiros debates mais profundos sobre a privatização do Saesa, aproveitando o processo de desestatização da Sabesp.

Também houve a aprovação da extinção da Fundação Municipal Anne Sullivan, para dar lugar a outra proposta para o atendimento dos PCDs (Pessoas com Deficiência). E a aprovação da concessão do Terminal Rodoviário.

Eleições 2024

Sobre o período pré-eleitoral, a oposição se movimentou com as pré-candidaturas de Fabio Palacio (Podemos) e Pedro Mendonça (PSOL), apesar do crescimento do nome de Bruna Biondi (PSOL). Entre os governistas, Tite Campanella (Cidadania) e o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leandro Prearo (PSD), reforçaram as ações para conseguir o apoio de Auricchio. Mas nos bastidores, a crença é de que a escolhida será Regina Maura (PSDB).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes