CMN aprova linha de crédito especial para produtores de leite

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na noite da quinta-feira, 21, uma linha de crédito especial com subvenção federal específica para cooperativas de produtores de leite, com repasse de mais de R$ 700 milhões. A informação é do Ministério da Agricultura, em nota.

Segundo a pasta, a iniciativa tem o objetivo de possibilitar às cooperativas de produção de lácteos a obtenção de crédito que contribua para que produtores regularizem sua situação e outros compromissos em relação aos insumos adquiridos na cooperativa.

Newsletter RD

“A nova linha vai dar um fôlego para as cooperativas e, consequentemente, aos produtores, não apenas aos seus cooperados, mas a todos aqueles que contam com esses serviços”, diz, na nota, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, qualificando a iniciativa de “Desenrola Leite”.

Ainda conforme o ministério, as condições especiais definidas são para o financiamento de capital de giro, no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). O valor, proveniente de recursos do Plano Safra 2023/24 não aplicados e devolvidos por instituições financeiras, será repassado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil.

Os financiamentos terão juros de 8% ao ano e uma taxa especial – de 4% ao ano – para a agricultura familiar.

Os beneficiários ainda poderão contar com 24 meses de carência e 60 meses para o pagamento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes