ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

América Latina pode impulsionar crescimento em até 0,5% do PIB ao ano reduzindo crime, diz FMI

Estudo recente do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que o aumento das taxas de homicídio na América Latina reduz significativamente o crescimento econômico, e na região, estima-se que um aumento de 30% nas taxas de homicídio reduza o crescimento em 0,14 ponto porcentual. De acordo com a publicação no blog do FMI, as estimativas mostram que o crime dificulta a acumulação de capital, possivelmente dissuadindo os investidores que temem o roubo e a violência, e diminui a produtividade, uma vez que provavelmente desvia recursos para investimentos menos produtivos, como a segurança doméstica.

“Os benefícios da redução da violência podem ser substanciais. De acordo com o estudo, reduzir o nível de criminalidade na América Latina para a média mundial aumentaria o crescimento econômico anual da região em 0,5 ponto porcentual, cerca de um terço do crescimento da América Latina entre 2017-19”, afirma o FMI.

Newsletter RD

Além disso, confrontar a insegurança onde ela é mais prevalente parece ter as maiores recompensas.

Por exemplo, acabar totalmente o fosso da criminalidade nos países com as taxas de homicídio mais elevadas poderia elevar o crescimento do seu PIB em cerca de 0,8 ponto porcentual, diz o organismo.

“Os governos da América Latina já estão afetando uma parte considerável dos seus recursos à ordem e segurança públicas. Não é de surpreender que os gastos mais elevados ocorram em países com taxas de criminalidade mais elevadas – países como El Salvador e a Jamaica já gastam mais de 2% do seu PIB nesta questão”, afirma o FMI.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes