
Baldes, plantas com água, piscinas e caixas d’agua mal fechadas foram alguns dos locais em que os agentes de controle de endemias (ACE) e comunitários de saúde (ACS) de Diadema encontraram larvas do mosquito Aedes aegypti, durante mutirão de combate à dengue realizado nesta terça-feira (12/12), no bairro Eldorado em Diadema. Durante a ação, os profissionais de saúde percorreram as ruas do bairro para vistoriar as residências e orientar os moradores sobre os cuidados para prevenir a dengue.
A principal medida é eliminar qualquer recipiente ou local que possa acumular água, seja limpa ou não. As larvas coletadas durante a vistoria serão identificadas, por microscopia, pelos agentes de combate de endemias e o resultado subsidiará as ações de prevenção e controle da dengue na região.
O mosquito da dengue é preto com listras brancas no tronco, cabeça e pernas. O tempo entre a colocação dos ovos da Aedes aegypti até a transformação no inseto adulto, em condições favoráveis, pode ser de sete a 10 dias.
Entre as formas de combater o mosquito estão: verificar ralos, mantendo fechados quando não estiver em uso; eliminar pratinhos de vasos de plantas; guardar garrafas e pneus em local coberto; manter caixa d´água totalmente fechada e em perfeito estado; fechar latas e sacos de lixo e colocar para fora apenas em horário próximo da coleta.