UFABC encerra comemorações de aniversário

Campus da UFABC em Santo André: Obras continuam até 2014 / Foto: Marciel Peres

A Universidade Federal do ABC encerrou nesta segunda-feira (12/03) as comemorações pelos cinco anos de criação da instituição de ensino. Um livro contendo artigos sobre a UFABC foi lançado no campus de Santo André.

Desde o ano passado, uma série de eventos marcou o aniversário da universidade. Uma das celebrações, em setembro de 2011, contou com a presença do ex-presidente Lula e do então ministro da Educação, Fernando Haddad. 

Newsletter RD

Criada em junho de 2005, através de lei sancionada pelo ex-presidente Lula, a UFABC recebeu os primeiros alunos em setembro de 2006. No entanto, cinco anos após o início das aulas, o prédio que abriga o campus – localizado na avenida dos Estados –, ainda não foi finalizado.

A previsão inicial era que o campus estaria pronto em março de 2009. A previsão mais recente é 2014.

A construtora contratada para realizar as obras é apontada como responsável pelo atraso na finalização do campus. De acordo com a universidade, a própria empresa reconheceu deficiências como carência de mão-de-obra e matéria-prima como alguns dos motivos para a demora.

“Nós passamos por um período bastante difícil no início da construção da UFABC. A empreiteira original foi embora e hoje nós estamos desenvolvendo diversas frentes paralelas de obras. Assim conseguimos garantir uma velocidade maior”, explica o vice-reitor da Universidade Federal do ABC, Gustavo Martini Dalpian.

De acordo com a universidade, estão sendo realizadas atualmente as obras remanescentes da fase I, que compreende o Bloco Cultural (Bloco C), a Torre do Relógio (Bloco F), a Laje de Interligação dos Blocos, além da complementação da Área Externa.

A previsão é que as obras da fase I terminem em 2013. O Bloco L – que vai abrigar laboratórios – deve ficar pronto no início de 2014. O Bloco Anexo – que inclui área institucional e administrativa –, tem previsão de término de obra para o final de 2014.

A primeira fase do campus de São Bernardo está concluída e em funcionamento com o Bloco Alfa desde fevereiro deste ano. Segundo a UFABC, o cronograma de contratação da segunda fase tem previsão de término em dezembro de 2012, com o funcionamento da biblioteca (Bloco Beta) e Refeitório (Bloco Gama) para maio deste ano.

Balanço – Durante o lançamento do livro, na tarde desta segunda-feira (12), o vice-reitor da UFABC, Gustavo Martini Dalpian, fez um balanço dos cinco anos de existência da universidade. “Já somos referência no Brasil. Temos uma política de inclusão social muito forte. Hoje ingressam na universidade quase dois mil alunos por ano. A UFABC está no caminho certo, estamos atingindo nossos objetivos”, avalia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes