
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início à ativação do sinal 5G em 645 cidades do Estado de São Paulo, a completar com outras 145 cidades paulistas que já possuem a tecnologia, inclusive cidades do ABC, com exceção de Ribeirão Pires, que segue sem atualização do sinal.
De acordo com a Prefeitura, a ativação do serviço 5G ainda não aconteceu, e não há previsão para que isso aconteça. Já de acordo com a Anatel, todos os municípios do Estado de São Paulo já foram liberados para a implantação do 5G, de maneira antecipada.
No ABC, Santo André e São Bernardo foram as primeiras cidades a serem contempladas com o serviço. Desde outubro de 2022, ambas foram selecionadas dentre as cidades a receberem o 5G, onde e já puderam iniciar as suas atividades em janeiro deste ano.
Em seguida, São Caetano e Diadema iniciaram em dezembro de 2022 as medidas para a implantação da tecnologia, sendo que deram início ao serviço em conjunto com as operados em janeiro. São Caetano, por exemplo, começou a receber sinal do 5G no dia 30/01, em parceria com a Claro, no bairro Nova Gerty.
Mauá e Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento da reportagem.