Fake news justifica baixa imunização da pólio, diz executivo da Abrinq

A redução da adesão à vacina contra a poliomielite preocupa profissionais, uma vez que crianças se tornam vulneráveis à doença, muitas vezes por conta da resistência dos pais em não levarem para vacinação. Para entender os motivos e consequências que a baixa da imunização pode provocar, o gerente executivo da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), Victor Graça, comenta como essa realidade é combatida pela fundação, que já beneficiou 130 mil crianças em 2022, com serviços de assistencialismo voltados à saúde e educação.

No ano passado, cerca de 77% das crianças com menos de um ano no País foram imunizadas com a vacina da pólio, número preocupante e que simboliza queda na adesão da vacina. Para saber a estatística de vacinação realizada no Brasil, é feita a pesquisa do município para o Estado, e assim para a somatória nacional.

Newsletter RD

Fake news é uma das principais causas para a redução da imunidade da pólio (Foto: Reprodução/RDtv)

Segundo Graça, existem diversas razões para a redução da imunização da poliomielite. “A principal causa são as fake news, onde as pessoas entram em uma onda de negacionismo em que acham que não precisam mais da vacina, ou mesmo que não vale mais a pena. Outras causas que podem justificar é o medo de agulha, de ser muito dolorido e até mesmo da resistência de muitos pais”, relata.

Cerca de 100 crianças entre zero a cinco anos morrem todos os dias no Brasil por causas evitáveis, sendo uma das causas é a falta de imunização. Assim, a Fundação Abrinq promove o Projeto Vacinação, com campanhas e programas de incentivo à vacinação. No ABC, o projeto visa atingir atingir escolas públicas e privadas, principalmente com apoio das secretarias de cada município.

“O ideal é que as políticas públicas fossem feitas nos municípios para conscientizar a população”, diz. Recuperar os números de crianças vacinadas é um caminho de médio e longo prazo, que é a nossa luta diária na Abrinq”, comenta.

A Fundação Abrinq possui 72 iniciativas desenvolvidas para promover o acesso à educação, saúde e proteção a crianças do País. Projeto voltados à saúde, como prevenção da mortalidade infantil e incentivo à vacinação, e na educação com o fomento de ensino qualidade às crianças e jovens e atendimentos para crianças vítimas de pedofilia fazem parte das iniciativas da instituição dos fabricantes de brinquedos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes