ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Força do mercado de trabalho requer juros altos por mais tempo, diz dirigente do BoE

Dirigente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Jonathan Haskel afirmou que a força ainda existente do mercado de trabalho do Reino Unido “continua a exercer pressão inflacionária”. Com isso, será necessário manter “juros elevados por mais tempo, para levar a inflação à meta de modo sustentável”.

Haskel deu a declaração durante discurso em evento da Universidade de Warwick. Segundo ele, a inflação no país “está agora caindo rapidamente”, mas a força do mercado de trabalho faz com que Haskel continue a votar por altas nos juros nas últimas reuniões. Além disso, comentou que a perspectiva não sugere moderação nos juros em breve no país.

Newsletter RD

O dirigente disse também que os efeitos diretos sobre a inflação dos choques de energia e alimentos diminuem, mas acrescentou que eles foram “tão grandes e tão concatenados que continuarão por algum tempo a afetar o sistema, tornando a inflação persistente”.

Haskel ainda comentou que, na sua avaliação, as expectativas de inflação seguem ancoradas no país.

Ele mencionou que medidas de longo e também de curto prazo tiveram altas recentes nos últimos trimestres, mas que já voltaram a recuar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes