A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) promoverá nesse sábado (11/11) a primeira edição da Feira do Empreendedorismo Feminino. Serão mais de 25 empreendedoras que vão falar sobre suas vidas no ramo dos negócios e dos desafios das mulheres que querem criar a sua própria empresa. A iniciativa, que nasceu de uma ideia de universitárias, conta com o apoio da Escola de Gestão e Negócios da Universidade.
Ao RD Momento Econômico a aluna de Relações Internacionais e empreendedora, Nayara Ritton, apontou as dificuldades de encontrar informação acessível para quem quer empreender na região, fato que motivou a criação da Feira dentro da USCS.
“Eu sou empreendedora, tenho uma loja online de acessórios, e sempre quis participar de feiras de empreendedorismo. Só que todas elas são pagas ou são muito longe da região do ABC e para mim era muito difícil de acessar esse tipo de evento. Eu me identifiquei com isso e com algumas outras colegas empreendedoras que já passaram pela mesma situação. Então pensei, por que não criar a nossa própria feira e ajudar a fomentar a economia da nossa região? E dar mais incentivo ao empreendedorismo feminino?”, explica.
O evento ocorrerá no Campus Barcelona e contará com um cronograma dividido em cinco partes. Às 10h50 será realizado um “Alongamento de Bom Dia”, com Meliane Mendes. Às 11h30, a roda de conversa denominada “Equilíbrio entre vida pessoa e profissional”, com Rosana Andrade.
Às 12h30 haverá a palestra “Empreendedorismo e Mídias Sociais”, com Aline Spano. Na sequência, a partir de 13h10, o tema será “Empreendedorismo Feminino: Desafios e Oportunidades”, com Talita Cibele. E para encerrar a palestra “Consumismo Consciente versus Superendividamento”, com Poliana Delpupo, a partir das 14h.

A ação feita por alunas de diversos cursos ganhou o apoio da Escola de Gestão e Negócios da USCS. O gestor do curso de Ciências Econômicas e gestor adjunto da Escola, Volney Gouveia, celebrou a iniciativa que acaba unindo muito do que é ministrado pela Escola para os mais diversos universitários.
“Foi uma união perfeita, porque um dos lemas e um dos grandes temas que nós tratamos na Escola de Gestão e Negócios é exatamente o empreendedorismo. Aliás, nós estimulamos o empreendedorismo nos nossos estudantes, incluímos nos nossos planos de ensino e orientamos os professores para que eles trabalhem essa temática, considerando que o Brasil é o segundo país com o maior número de empreendedores do mundo”, justificou.
Segundo dados do Sebrae, com base no que foi divulgado pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022, as mulheres representam 34,4% do número de pessoas que empreendem no Brasil. São 10,3 milhões de mulheres que apostaram em criar o seu próprio negócio.