Candidatos de quase todo ABC têm transporte gratuito nos dias do Enem

Gratuidade vale neste domingo (5/11) e no próximo (12/11) para quem for fazer as provas do Enem – Foto: banco de imagens

Trens e ônibus que circulam no ABC terão gratuidade de acesso neste domingo (5/11) e no próximo (12/11) para quem for fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A medida vale para quase toda a região, exceto Mauá, que dispensa adotar a medida para os ônibus municipais. Diadema informa que já pratica aos domingos uma tarifa mais barata em todos os ônibus municipais no valor de R$ 2.

Em Santo André, a gratuidade para os candidatos será disponibilizado das 5h às 21h mediante apresentação do protocolo de inscrição no Enem ao motorista no momento do embarque.

Newsletter RD

A estimativa é que no município 11.375 candidatos realizem o exame, que terá abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) fará esquema especial de monitoramento do trânsito para preservar a fluidez nas proximidades dos locais de realização da prova.

Gratuidade permanece nas demais cidades

Das 9h às 21h, a gratuidade vale para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e linhas operadas pela ViaQuatro. Referente aos ônibus municipais, em São Caetano foi instaurado o Tarifa Zero, que visa oferecer gratuidade no transporte publico municipal para todos.

Nas cidades de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, desde 2022 existe a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados. São Bernardo também oferecerá gratuidade para aqueles que vão realizar a prova e, para garantir o benefício, basta apresentar o comprovante de inscrição do exame, juntamente com RG, no momento do embarque. A medida vale das 9 às 19h30.

Já Mauá justifica que a gratuidade no transporte público vale apenas para passageiros com mais de 65 anos, e quem está no sistema de transporte social (que esteja desempregadas a partir de janeiro de 2022) com direito a 20 passagens gratuitas.

Enem

O Enem, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, foi criado em 1998 e visa avaliar estudantes no fim do ensino médio e possibilitar bolsas de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Neste domingo (5), os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes