
O Centro Universitário Fundação Santo André realizou neste sábado (28/10) o Dia da Responsabilidade Social, em Santo André, para toda a comunidade da região. O encontro foi promovido pela FundAção Cidadania, que é Comissão de Responsabilidade Social da Universidade, e contou com o atendimento gratuito para a população das diversas disciplinas ministradas pela faculdade.
Os alunos do curso de psicologia realizaram consultas gratuitas para a população, orientação vocacional, palestra de prevenção contra o suicídio e síndrome de Burnout, além de exercícios e práticas antiestresse. O setor ainda divulgou uma parceria com a Prefeitura de Santo André para o atendimento especializado para pessoas com deficiência.
A turma de bacharelado em direito realizou consultas e orientação jurídica sobre violência doméstica, além das áreas cível, criminal, consumidor e super endividados. Os alunos do 8º semestre de direito e psicologia da Fundação Santo André podem estagiar na Delegacia da Mulher de Santo André, onde realizam o acolhimento, triagem e orientação das mulheres vítimas de violência física, psicológica e financeira. A Delegacia da Mulher de Santo André é o único local especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência de todo o ABC e fica localizada na rua Laura, 452, Centro.
Outras atividades também foram destacadas e compartilhadas com os visitantes, como as oficinas de biologia, adoção de pets, arte e cultura, pedagogia, artesanato, além da inclusão de pessoas com deficiência através da Arquitetura e do Design.
“A função da universidade é abrir as portas para a população. Por isso, as ações de cidadania são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e professores. Temos uma comissão formada por professores, funcionários e alunos da faculdade que cuida desta área e ajuda nas demandas da população com maior vulnerabilidade. É uma das funções mais importantes de um centro educacional”, conta a professora Marlene Zola, coordenadora do curso de psicologia e presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Fundação Santo André.
A Fundação Santo André foi fundada em 1962 para atender aos trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC e familiares, sendo a primeira Universidade do município de Santo André, na Grande São Paulo. Atualmente a faculdade possui 3 mil alunos tendo formado 100 mil profissionais em pouco mais de 60 anos de atividades. Recebeu em 2023 nota institucional 5 (máxima) junto ao MEC devido à qualidade de sua grade curricular, estrutura do campus e corpo docente. Entre os cursos oferecidos, destaque para Engenharias, Direito, Tecnologia da Informação, Psicologia, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Administração.