ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Felipe Fraga faz 3ª pole da temporada da Stock Car após ameaça de chuva em Mogi Guaçu

Felipe Fraga vai largar na ponta na décima etapa da Stock Car, que acontece neste domingo, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. O piloto da Blau Motorsport fez a pole neste sábado e larga na posição nobre do grid pela terceira vez na temporada. Daniel Serra (Eurofarma) e Gaetano Di Mauro (Hot Car) fecham o top-3 do grid. O líder Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) será o quarto.

Antes mesmo do classificatório começar, já havia tensão em Velocitta. As equipes precisaram apostar na chuva. Mogi Guaçu tinha o céu fechado, com umidade do ar em 43% e temperatura de 29ºC com sensação de abafamento. Não foi obrigatório o uso dos pneus de chuva, mas alguns pilotos já fizeram a troca antes de as voltas começarem. Foi a primeira vez que os pneus de chuva Hankook foram utilizados. A marca sul-coreana estreou na Stock Car neste ano, substituindo a italiana Pirelli.

Newsletter RD

Quando o grupo 1 do Q1 ingressou na pista, começou a cair uma garoa, mas sem sinais de que haveria grandes volumes de precipitação. Logo, a chuva parou, o que causou apreensão para o grupo 2. As equipes mexeram no aerofólio traseiro, para melhorar a aerodinâmica dos veículos na pista.

CAUTELA E ESTREIA DOS PNEUS DE CHUVA MARCAM Q1
Com as dúvidas sobre o clima e a pista, o grupo 1 manteve cuidado para abrir o classificatório. Gaetano Di Mauro, da Hot Car, fez o melhor tempo do grupo. O piloto fez a volta rápida em 1m40s110. Antes mesmo do grupo 2 iniciar, Dudu Barrichello, da Mobil Full Time, já estava na zona de eliminação para o Q2 depois de problemas do veículo. Ele largará em último no domingo.

O grupo 2 teve a sorte de entrar na pista mais seca. As melhores condições logo mostraram a diferença. Com uma volta, Felipe Fraga, da Blau Motorsport, superou Gaetano, com 1m39s584. Guilherme Salas, da KTF Racing, superou o campeão de 2016, com 1m39s374. Do grupo 1, apenas Gaetano, Júlio Campos (Lubrax Podium) e Cacá Bueno (KTF Sports) avançaram para o Q2.

COM PISTA SECA, FRAGA FAZ MELHOR VOLTA E TEMPOS DESPENCAM
Antes do Q2 começar, uma sinfonia de pistolas pneumáticas foi tocada nos boxes. Todos que passaram para a segunda etapa do classificatório trocaram as rodas para pneus slick (para pista seca), já que a chuva não continuou.

Gabriel Casagrande passou ao Q2 entre os últimos classificados. Nesta etapa, porém, o líder do campeonato buscou o melhor tempo, com 1m32s228. Daniel Serra, da Eurofarma, encostou em Casagrande, com três milésimos a mais. O piloto da A.Mattheis Vogel, porém, aumentou a vantagem com a volta perfeita (o melhor tempo em todos os setores), com 1m31s646.

Felipe Fraga e Serra ainda superam Casagrande, que já havia confirmado a presença no Q3. Na briga para garantir a vaga, Felipe Baptista, da KTF Racing, superou Rafael Suzuki, da Pole Motorsport. O jovem, ainda ocupou posição a frente de Julio Campos e Gaetano Di Mauro.

FRAGA MANTÉM DOMÍNIO E FAZ TERCEIRA POLE NA TEMPORADA
Dos pilotos que disputaram o Q3, apenas Casagrande e Fraga tiveram mais de uma pole na temporada. Fraga e Serra chegaram a igualar o melhor tempo com 1m31s089 logo na primeira volta rápida. Entretanto, o competidor da Blau fez o tempo antes, e tem prioridade na classificação. O piloto da Eurofarma não melhorou o tempo na segunda volta, mas conseguiu manter-se à frente de Casagrande.

No último minuto, Gaetano ficou satisfeito e abriu mão da pole. Ele foi o único do grupo 1 do Q1 que chegou tão longe na disputa. Serra não ultrapassou o tempo de Fraga. Júlio Campos e Felipe Baptista tiveram a chance de melar a terceira pole de Fraga na temporada, mas melhor para o piloto da Blau Motorsport, que puxará o pelotão no domingo.

GRID DE LARGADA DA DÉCIMA ETAPA DA STOCK CAR 2023
1º Felipe Fraga
2º Daniel Serra
3º Gaetano Di Mauro
4º Gabriel Casagrande
5º Júlio Campos
6º Felipe Baptista
7º Felipe Massa
8º Ricardo Maurício
9º Rafael Suzuki
10º Guilherme Salas
11º Ricardo Zonta
12º Thiago Camilo
13º Cacá Bueno
14º Rubens Barrichello
15º César Ramos
16º Bruno Baptista
17º Allam Khodair
18º Enzo Elias
19º Felipe Lapenna
20º Rodrigo Baptista
21º Gianluca Petecof
22º Átila Abreu
23º Marcos Gomes
24º Sergio Jimenez
25º Nelson Piquet Jr.
26º Lucas Foresti
27º Tony Kanaan
28º Denis Navarro
29º Lucas Khol
30º Dudu Barrichello

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes