A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta terça-feira (24/10) o Hospital Público Veterinário Waldir Cartola, no bairro Rudge Ramos. O espaço contará com uma série de serviços voltados para os pets que são cuidados por pessoas que estão cadastradas no CADÚnico e que moram no município. A expectativa é que entre os serviços primários, retornos e emergências sejam realizados cerca de 80 atendimentos diários.
O equipamento contará com salas para consultas ambulatoriais, exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, administração de medicamentos (endovenosa, intravenosa e cutânea), curativos, transfusão de sague, cirurgias gerais e ortopédicas, internações, oncologia e a castração.
Ainda sobre a castração, serão ofertados no local aproximadamente 400 vagas mensais. Além dos munícipes que estão no CADÚnico (cerca de 70 mil, segundo atualização do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizado em agosto), os protetores cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também terão a oportunidade de ter o atendimento no novo equipamento.
Lembrando que os serviços de vacinação seguem sendo realizados no CCZ, localizado ao lado do Hospital Público Veterinário. O novo equipamento não contará com farmácia para a distribuição de medicamentos. As receitas serão disponibilizadas para a compra dos remédios em locais especializados.
Os atendimentos para consultas serão realizados mediante senha. Serão 20 senhas diárias que serão distribuídas no início dos trabalhados no equipamento, que funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta. É necessário RG, comprovante de residência e comprovante de que faz parte do CADÚnico. Atendimentos de urgência e emergência não necessitarão de senha.
O local será administrado pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), a mesma organização social que já cuida de quatro unidades na Capital, duas em Osasco, uma em Taubaté, uma em Ferraz de Vasconcelos, outra em Fortaleza e outra no Distrito Federal.
A área onde está o Hospital Público Veterinário foi reformado com emendas destinadas pela deputada estadual Carla Morando (PSDB). Esse é o segundo hospital veterinário da região. O primeiro foi inaugurado em São Caetano.
“Isso tudo é inovador, pois no ABC não é comum você oferecer um serviço público de atendimento aos PETs, à causa animal. É possível, e eu já antecipo, que no início tenhamos alguns ajustes a serem feitos. Nos preocupa uma demanda excessiva”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB). O local tem um custo estimado por ano de R$ 4,1 milhões.