A Prefeitura de Santo André iniciou na última quinta-feira (19/10) as obras de requalificação de vias da região central. A proposta visa melhorar os corredores de ônibus, canteiros centrais e calçadas. Ao RDtv, nesta segunda-feira (23/10), o diretor da Unidade de Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Thiago Canhos Montmorency, falou sobre a intervenção que visa não apenas melhorar o transporte público, mas também dar qualidade para os pedestres que passam pelos locais.
As obras começaram pela avenida José Cabellero e seguirão por outras vias. A ideia é que até novembro do próximo ano calçadas, canteiros centrais e corredores de transporte público tenham uma melhor qualidade de mobilidade e de segurança.
“O calçamento será aprimorado, teremos a troca de piso, colocaremos mobiliários urbanos. A travessia de pedestres será mais segura, as esquinas serão ampliadas para que o pedestre tenha uma travessia em um menor tempo. Os canteiros centrais serão minipraças”, explica Thiago.

Nas calçadas, postes serão transferidos de local, áreas de desnível passarão por uma transformação e as áreas de travessia de pedestres serão menores, o que busca propiciar não só uma passagem mais rápida, mas também um maior cuidado para os veículos que querem entrar em determinadas vias, principalmente os ônibus, pois boa parte das intervenções para os transeuntes estará próxima dos corredores.
As intervenções estão no Plano de Mobilidade Regional, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e também no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), da Prefeitura de Santo André. No mesmo pacote estão as obras de duplicação do viaduto Adib Chamas, o Complexo Viário Santa Terezinha e viadutos que vão transpor o rio Tamanduateí.
O plano conta com verba oriunda do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com o valor de 50 milhões de dólares, além de valores do próprio Poder Municipal. Thiago alerta que a intenção é cumprir todo o cronograma do PMUS até o final do próximo ano.