ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Hospital Brasil inaugura centro integrado de acolhimento à gestante

Ciagesta foi concebido com objetivo de atender integralmente as pacientes que buscam acolhimento durante a gestação  (Foto: Divulgação)

O Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D’Or São Luiz, criou o Centro Integrado de Acolhimento à Gestante (Ciagesta), que visa prestar um acolhimento com abordagem 360 graus às necessidades das gestantes. A iniciativa está em consonância com as melhores práticas preconizadas pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e a Sociedade Ginecologia de São Paulo.

Para êxito no acolhimento, o Ciagesta conta com uma equipe multiprofissional integrada para apoiar a gestante ou até o casal desde a intenção de engravidar até o puerpério. Inclusive esclarecendo as dúvidas sobre a opção por parto normal.

Newsletter RD

“Começamos a notar que a paciente ficava desamparada, passando em consultas com diversos profissionais, um em cada lugar. A vantagem é a integração do cuidado no mesmo local, inclusive com prontuário comum. A importância é principalmente para casos de alto risco”, esclareceu o médico Rogério Guidoni, coordenador da Maternidade Brasil, sobre a criação do Ciagesta.

Centralizado no Centro Médico Brasil Tiradentes, o local conta com médicos de diversas especialidades, como obstetras, neonatologistas, fetólogos, hematologistas, cardiologistas, infectologistas, paliativos infantil, dermatologistas e vascular, entre outros especialistas.

Já a equipe multiprofissional é composta por enfermeiras – especializadas em parto e amamentação –, psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas. “A paciente pode ou não fazer o pré-natal conosco, entretanto quando ela vem já começa a usufruir da equipe diversa, com assessoria até de um obstetra de alto risco, se precisar”, disse Guidoni.
Toda esta rede de apoio tem a função de assessorar não só a gestante, mas, também, médicos obstetras da região do Grande ABC que poderão continuar a fazer o pré-natal de alta complexidade com a assessoria da equipe multiprofissional do Ciagesta.

Hospital e Maternidade Brasil

O Hospital e Maternidade Brasil conta com 36 leitos, quatro salas de cirurgia obstétricas, dois centros para parto normal, pronto-socorro obstétrico para casos urgentes e serviço de medicina fetal. Por mês, são feitos 180 partos, entre cesárias e normais. Atualmente, a unidade conta com equipe de fisioterapeutas e enfermeiras especializadas em assessoria ao parto normal.
Também, como continuidade dos cuidados, durante os períodos de pré-natal, parto e pós-parto, o hospital fornece um número de telefone por meio do qual a pessoa, ou alguém de sua rede apoio, pode enviar mensagens pelo WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes