
O Programa Mais Luz de São Bernardo promoveu a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, menos eficientes e sustentáveis, por luminárias de tecnologia LED em 57 ruas da Vila Rosa, Jardim Independência, Jardim Santo Ignácio e Vila Galiléia, na região do bairro Independência.
Ao todo, foram 11 quilômetros de vias da região contempladas pela nova iluminação, por meio de um investimento municipal de R$ 736 mil. A medida garantiu a instalação de 368 novas luminárias em LED, da marca Philips.
De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, além trazer mais segurança aos moradores, o Mais Luz tem como outros benefícios maior eficiência energética e menor impacto ambiental, uma vez que apresenta redução sensível na liberação de dióxido de carbono. “Além disso, cada nova lâmpada de LED tem a garantia de dez anos, o que reduz custos com manutenção”, pontuou.
Desde 2020, o Programa Mais Luz já instalou 37.190 novas luminárias em LED. Até o final de 2024 serão 53 mil lâmpadas em toda a cidade. Até o momento, já são mais de R$ 69 milhões investidos na modernização do parque de iluminação da cidade.
Com mais de 70% de renovação de luminárias na cidade concluída, a medida já beneficiou bairros como Anchieta, Paulicéia, Taboão, Suísso, Jardim Pinheiros, Jardim da Represa, Parque Los Angeles, Botujuru, Jardim Las Palmas, Jardim Orquídeas, Jardim Senhor do Bonfim e Jardim Thelma (região do Cooperativa), Nova Petrópolis, Jardim do Mar, Vila Dusi, Vila Marlene, Santa Terezinha, Batistini, Rudge Ramos, Santa Cruz, Montanhão, Baeta Neves, Silvina, Ferrazópolis, Capelinha, Areião, Jordanópolis, Planalto, Jardim Calux, Vila Euro, Assunção, Demarchi, entre outros.