ABC prepara cemitérios para receberem 80 mil visitantes no Dia de Finados

Cemitério de Ribeirão Pires onde a prefeitura informa que as ações de conservação já estão programadas. (Foto: Rede Social)

Há pouco mais de duas semanas do Dia de Finados, os cemitérios públicos da região precisam de ações de manutenção e conservação para receber milhares de pessoas em 2 de novembro. Perto de 80 mil pessoas devem visitar somente as necrópoles públicas. As cidades relatam que a preparação já teve início.

Moradores de Ribeirão Pires, postaram em redes sociais corredores entre os jazigos com mato crescendo e o pavimento com trincas. “Precisa limpar, mais amor com nossos entes queridos”, disse a internauta Rose Silva, em uma publicação em página sobre a cidade. A prefeitura diz que já está prevista a manutenção. “O Cemitério Municipal São José deverá receber caiação, capinagem, limpeza geral. O velório e também a capela recebem pintura para recepção no dia de Finados. Os serviços integram cronograma permanente de zeladoria no local. Além disso, o cemitério também receberá celebração católica no dia de Finados, e que reunirá as paróquias de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, às 8h, às 10h, às 12h, às 14h e às 16h. O Departamento de Mobilidade Urbana realizará ação de orientação aos condutores em frente ao Cemitério São José, mas não haverá interdição de nenhuma rua”, diz nota da prefeitura.

Newsletter RD

No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, também conhecido como Curuçá, em Santo André, há cerca de 20 dias, uma publicação também em rede social mostrava sepultura violada e uma ossada exposta no corredor entre os jazigos. Em março desde ano o RD publicou reportagem sobre o assunto revelando problemas de conservação do Curuçá. Naquela ocasião Kátia Pacheco, que visita o jazigo onde o filho está sepultado regularmente há três anos, contava do abandono e que sempre levava uma tesoura para ela mesma cortar o mato. Agora ela diz que a situação está melhor. “Fui lá no sábado (14/10) e achei que melhorou um pouco. Até vi funcionários da limpeza perto das sepulturas, coisa que eu nunca tinha visto antes. Ainda bem, que continue melhorando”.

A prefeitura de Santo André, informou que as equipes de manutenção das necrópoles estão com todo efetivo em operação para garantir a funcionalidade dos cemitérios. “O Serviço Funerário Municipal de Santo André administra cinco cemitérios públicos, sendo o da Vila Assunção com aproximadamente 3.800 jazigos, da Vila Pires com aproximadamente 5.300 jazigos, de Camilópolis com aproximadamente 3.000 jazigos e o de Paranapiacaba. Estes são cemitérios onde temos concessões perpétuas e podem ser utilizados apenas pelos concessionários.  Além desses há ainda o Cemitério do Curuçá com 3.500 jazigos perpétuos e 900 vagas disponíveis em sepulturas temporárias”, diz informe da prefeitura. A administração não comentou sobre a situação do vandalismo no Curuçá.

Imagem de sepultura vandalizada no Cemitério Curuçá, em Santo André. (Foto: Rede Social)

Para o feriado de Finados a prefeitura espera receber entre 50 a 60 mil pessoas. “Todos os cemitérios possuem floriculturas na área externa; estes possuem permissões anuais e os comerciantes que pretendem fazer uso no espaço na frente dos cemitérios no dia, devem adquirir uma licença na administração para uso do espaço. Em todos os cemitérios serão celebradas missas e atividades religiosas durante todo o dia. A equipe do Departamento de Engenharia de Tráfego vai organizar o trânsito nos cemitérios para a garantir o acesso de veículos quanto de pedestres com o melhor segurança possível”, explica o paço andreense.

A prefeitura de Diadema espera receber cerca de 4 mil pessoas no seu único cemitério público, que fica próximo ao Centro. Para isso ações de limpeza e conservação foram intensificadas. Segundo a prefeitura o Cemitério Municipal tem cerca de 450 túmulos particulares (concessão permanente) e 10.000 gavetas públicas. No dia de Finados a Alameda da Saudade, onde fica a necrópole será fechada para o trânsito e serão realizadas duas missas uma de manhã e outra à tarde. A prefeitura disse ainda que as linhas de ônibus que passam pelo local e ainda pelo cemitério particular, Vale da Paz, no bairro de Eldorado, terão reforço no número de coletivos.

Em São Bernardo são quatro cemitérios municipais (Vila Euclides, Baeta Neves, Paulicéia e dos Casa), que, juntos, somam 11.733 sepulturas perpétuas e 9.600 temporárias, segundo a prefeitura. “Os trabalhos de manutenção e limpeza são realizados diariamente, com reforço de funcionários para o dia de Finados. Em média, os cemitérios devem receber de 8 mil a 10 mil visitantes no feriado, com missas realizadas nos cemitérios do bairro dos Casas e Vila Euclides. Para receber o público na data, haverá reforço das equipes de trânsito e de segurança no entorno dos cemitérios”, diz nota da administração.

Cada um dos três cemitérios de São Caetano deve receber em média mil pessoas segundo a expectativa da prefeitura. A prefeitura diz que as ações de limpeza e conservação são constante e que não há necessidade de reformas. O cemitério São Caetano tem um total de 2.148 jazigos, o Cemitério das Lágrimas tem 2.051 e o da Saudade tem tem o total de 2.100 jazigos e 3.116 de uso geral. Nos três locais haverá missas às 9h e às 15h.

As prefeituras de Rio Grande da Serra e Mauá não responderam.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes