ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Outubro Rosa relembra a importância do autocuidado, diz mastologista

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais acomete mulheres no mundo. Segundo pesquisa da IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) em 2018, o câncer na mama foi o quinto em questão de mortalidade no mundo, com mais de 627 mil mortes, o que representa 6,6% do total de mortes por todos os tipos de doença. No Brasil, é a primeira causa de morte em mulheres, com mais ocorrências na região Sul, onde cada 100 mil mulheres, há uma taxa de 12,69 óbitos por câncer de mama, de acordo com o relatório anual feito pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Diante dos dados e do mês de conscientização, o Outubro Rosa, a mastologista do Hospital São Luiz São Caetano, Anna Lya Menezes Martins, ressalta o objetivo da campanha e de chamar a atenção das mulheres sobre a importância do autoexame e dos cuidados com a doença. “Em muitos casos, a mulher é muito atarefada com sua rotina e esquece de cuidar da própria saúde, por isso a importância da campanha do Outubro Rosa, que chama atenção para a conscientização e a necessidade de exames preventivos”, explica a profissional, em entrevista ao RDtv.

Newsletter RD

(Foto: Reprodução/RDtv)

Fatores de risco

Segundo a médica, existem hábitos que podem ser mudados e que diminuem as chances de desenvolver o câncer de mama, como: atividade física regular. “Cerca de 15 minutos de atividade física regular, todos os dias, é o recomendado”, recomenda a especialista.

Outra recomendação é que se faça pouca ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas somente de forma moderada. Já para casos genéticos, a médica diz: “a hereditariedade compõe 10% dos casos, e disso não tem como fugir”, afirma.

Sintomas

Os sinais que a mulher pode observar são: vermelhidão na região da mama, inchaço e caroço na região da axila. A mastologista ainda comenta que homens também podem adquirir o câncer de mama. “A porcentagem é muito baixa, em torno de 1%, mas é importante que os homens consultem seus médicos em caso de suspeitas”, afirma.

Diagnóstico

O exame ideal para detectar alguma anomalia é a mamografia, feita anualmente, a partir dos 40 anos. “A mamografia é o único exame capaz de diminuir a mortalidade do paciente”, diz a profissional.

Tratamento

Os tratamentos do tumor variam de acordo com o estágio da doença. “Tem o tratamento por meio da mastectomia, que é indicado quando não tem o que fazer e a doença já esta muito avançada, existe a quimioterapia e algumas outras cirurgias dependendo de como é o tumor na região”.

Prevenção e autoexame

O primeiro passo para prevenir precocemente o câncer de mama é pelo autoexame. A mastologista expõe a importância de conhecer o próprio corpo. “O autoexame não serve somente para observar se existe algum nódulo, mas é também um autoconhecimento do seu próprio corpo”, afirma.

Martins relembra, ainda, que não é necessário fazer o autoexame diariamente. “O importante é que seja feita uma vez ao mês, e para as mulheres que estão no período menstrual, o ideal é de fazer uma semana após a menstruação”. A especialista ressalta que, ao detectar precocemente o tumor, as chances de cura podem ser de 100%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes