ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Sindicato dos EUA fecha acordo para evitar greve com Mack, fabricante de caminhões da Volvo

O sindicato norte-americano United Auto Workers (UAW) chegou no fim do domingo, 1º de outubro, a um acordo com a Mack Truck, do grupo Volvo, o que evita uma potencial greve entre os funcionários dessa empresa. O sindicato informou que quase 4 mil dos trabalhadores da fabricante de caminhões na Pensilvânia, em Maryland e na Flórida fecharam um acordo preliminar antes do prazo estabelecido da meia-noite do domingo (Eastern Time), em um post no X (ex-Twitter).

O acordo pode ser boa ou má notícia para a Ford, a General Motors e a Stellantis, no momento em que há greves em Detroit pela terceira semana em suas fábricas. Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados, mas ele mostra que é possível haver sucesso no diálogo, e rápido, se necessário.

Newsletter RD

Na quinta-feira, o sindicato disse que ele e a Mack Trucks ainda estavam “bem distantes no aspecto econômico”, mas a solução surgiu dias depois.

Por outro lado, mais uma greve teria retirado dinheiro do fundo do sindicato para paralisações. O acordo no último minuto, portanto, garante mais fundos disponíveis para as paralisações nas três empresas citadas, que pararam em 15 de setembro.

No início da greve, o sindicato tinha aproximadamente US$ 825 milhões no fundo para greve, e planejava dar aos trabalhadores parados cerca de US$ 500 por semana.

O sindicato expandiu sua greve contra a GM e a Ford na sexta-feira, tendo como alvo mais uma fábrica de cada empresa.

A Stellantis, controladora da Chrysler, foi poupada dessa vez, mas a Ford, que evitou a escalada da semana passada, foi agora incluída, o que sugere que o sindicato não está mais satisfeito em relação às conversas com esta empresa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes