ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Expectativas de inflação ainda não mostram retorno à meta até 2025, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, afirmou nesta sexta-feira, 29, que os modelos de expectativas de inflação da autoridade monetária ainda não mostram que o Brasil retornará à meta até 2025. Ele participa por videoconferência do HSBC Global Emerging Markets Forum, organizado pelo banco HSBC.

Guillen observou que o Brasil está posicionado no meio de uma lista de países no que diz respeito ao desvio da meta de inflação em 2023, cenário que se repete nos outros anos.

Newsletter RD

A lista apresentada por Guillen traz países como Ucrânia, Colômbia, Rússia, Índia, México e Chile.

Cenário global

O diretor do BC observou que na maioria das regiões, os núcleos de inflação estão acima da meta e esse movimento implica riscos. “É importante ter comprometimento para trazer a inflação para dentro da meta neste processo”, destacou.

Guillen comentou que os índices de commodities estão subindo, principalmente por conta dos preços de energia. Ele ainda observou a elevação de preços das commodities agrícolas.

O diretor também apresentou dados que apontam que o problema de cadeias globais está normalizado, e esse movimento colabora com os preços de atacado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes