ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Casa Branca acusa oposição republicana de empurrar governo para cenário de paralisação

A administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou os planos da Câmara dos Representantes para o orçamento e acusou os republicanos de empurrarem o governo em direção a uma paralisação, que pode começar no próximo domingo.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 29, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que membros “extremistas” da oposição descumprem os termos do acordo firmado há quatro meses, no âmbito das negociações pelo teto da dívida. Segundo ela, esses parlamentares insistem em demandas que cortariam 30% dos gastos em várias áreas.

Newsletter RD

Ontem, a Câmara aprovou três legislações de apropriação orçamentária, mas ainda deve votar uma resolução temporária que estenderia o prazo em um mês. Sob controle dos democratas, o Senado trabalha em uma outra solução, que incluiria a manutenção de recursos em apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

“O caminho a seguir para financiar o governo foi traçado pelo Senado com apoio bipartidário – os republicanos da Câmara só precisam segui-lo”, afirmou Jean-Pierre.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes