ABC - segunda-feira , 6 de maio de 2024

Casa Neon Cunha está prestes a encerrar as atividades em São Bernardo

Fundada em 2018, a Casa Neon já trouxe resultados incríveis para a comunidade LGBT. (Foto: Freepik)

A Casa Neon Cunha, ONG (Organização Não Governamental) de apoio à população LGBT em situação de extrema vulnerabilidade social em São Bernardo, está prestes a fechar as portas e encerrar suas atividades na região. A justificativa é a falta de investimentos para manter o funcionamento do espaço que, atualmente, realiza cerca de 10 mil atendimentos ao ano.

Em entrevista ao RD, o gestor Paulo Araújo comenta que a Casa só recebe contribuição do poder público e de empresas nos meses de janeiro (mês da visibilidade trans) e junho (mês do orgulho LGBT) e, no restante do ano, a ONG é esquecida, o que dificulta a manutenção e continuidade do trabalho na cidade.

Newsletter RD

“Mesmo com esses meses temáticos, realizamos o trabalho de apoio à população LGBT durante todo o ano e, gostaria de ressaltar a importância do nosso projeto, já que ele muda a vida daqueles que acabam em situação de vulnerabilidade social por conta do seu gênero ou orientação sexual”, destaca.

Fundada em 2018, a Casa Neon já trouxe resultados incríveis para a comunidade LGBT. Só no primeiro semestre deste ano, serviu mais de 18 mil refeições, custeou e assessorou em 58 retificações de nome e gênero nos documentos de pessoas trans. Além disso, formou 199 pessoas no Cozinha e Voz – projeto com a Organização Internacional do Trabalho, formou 30 pessoas no projeto Trans-Formação com a ONU e formou 12 pessoas no curso de Maquiagem com a Karen Bachini.

O principal público da Casa são as pessoas trans que vivem em situação de rua. Na Casa Neon, elas encontram um espaço seguro para se abrigar, tomar banho, lavar as roupas e descansar. Lá, conseguem fazer três refeições por dia e recebem atendimento psicossocial, acompanhamento psicológico regular, participam de rodas de conversas e oficinas de economia solidária para incentivar o empreendedorismo e a conquista da independência financeira.

Questionada sobre os investimentos realizados pela administração municipal para o funcionamento da Casa Neon Cunha na cidade, a Prefeitura de São Bernardo não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Já para os interessados em ajudar a manter fôlego para o funcionamento do espaço, basta acessar o Instagram da ONG, doar qualquer quantia pela chave PIX pix@casaneoncunha.org ou realizar doações físicas de alimentos e produtos de higiene pessoal no endereço rua Luiz Ferreira da Silva, 183, no Parque Anchieta, em São Bernardo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes