ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Ucrânia: Banco Europeu para Reconstrução vai financiar remoção de minas em terras agrícolas

A ministra da Economia e vice-primeira ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, informou pelas redes sociais que o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD, na sigla em inglês) vai financiar a remoção de minas em terras agrícolas do país. A expansão dos recursos da instituição financeira em projetos de recuperação na Ucrânia foi discutida em um encontro na quarta-feira, 27, entre autoridades ucranianas e a presidente da instituição financeira, Odile Renaud-Basso.

“É importante para nós remover maiores volumes de minas das terras agrícolas ucranianas, já que não podemos esperar 700 anos para devolver a vida às terras onde, apenas alguns meses atrás, houve combates militares” disse a ministra ucraniana. “Estamos plenamente conscientes de que o processo é extremamente complexo e oneroso. No entanto, sem isso, a recuperação e o desenvolvimento econômico nas áreas desocupadas são impossíveis.”

Newsletter RD

O governo ucraniano informou que o EBRD vai investir 3 bilhões de euros no país ao longo de dois anos, mas não especificou quanto seria destinado para a remoção das minas. Até o momento, o banco europeu está envolvido em 547 projetos na Ucrânia, com investimentos totais de 18,384 bilhões de euros, diz a nota.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes