ABC - segunda-feira , 6 de maio de 2024

Santo André prepara ações de empregos para PCDs e ParaCenso

Após o lançamento do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) Alexandre Esteves Francisco – Xande, a Prefeitura de Santo André prepara outras duas ações voltadas para este público. Em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (21/09), o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e vereador licenciado, Jobert Minhoca (Podemos), apontou que os dois próximos anúncios serão voltados para a área do emprego e renda, e dos dados sobre o número de PCDs na cidade.

A primeira medida será o chamado “Dia D”, que ocorrerá no dia 29 de setembro. A ação, que ocorrerá no Cine Teatro Carlos Gomes, quer aproximar as empresas das pessoas com deficiência que tem dificuldades para serem inseridas no mercado de trabalho.

Newsletter RD

“Já existem diversas empresas e já temos engatilhado mais de 150 empregos, mas começamos a fazer a capacitação agora, a prospecção, então esse número deve aumentar e muito”, iniciou o secretário. “Muitas empresas têm dificuldades de encontrar (a pessoa) e a nossa Secretaria quer encurtar esse tempo devido a essa dificuldade. Vamos facilitar essa seleção, preparar e bater a carteira de trabalho, se Deus quiser”, completou.

No dia seguinte, serão apresentados os números do ParaCenso, levantamento realizado para entender a realidade das pessoas com deficiência na cidade e assim dar base para os futuros investimentos, conforme a necessidade de cada bairro.

Minhoca também explicou sobre o Centro de Referência, que busca atender pessoas com 12 anos ou mais (Foto: Reprodução)

“Eu vejo que o IBGE, por exemplo, ele faz (o Censo) de uma forma muito nerfada (gíria para “mais fraca”). Ele pergunta quantas televisões você tem, mas não pergunta se a sua família possuí uma pessoa com deficiência. Eu vejo que esses números (do Censo), desculpa a palavra, são muito no chutômetro, varzeado. Para a gente realmente qualificar o serviço precisamos quantificar de uma maneira melhor (sic)”, explicou.

Os dados também serão usados em outros debates do município como o projeto Santo André 500 anos, que visa ter um plano específico para a dar maior acessibilidade nas calçadas da cidade.

Na semana que vem, Jobert Minhoca vai realizar uma viagem de três dias em Brasília. A ideia é conversar com deputados federais para conquistar novas emendas que sejam voltadas diretamente para a Secretaria da Pessoa com Deficiência. A ideia é visar valores que podem ser disponibilizados ainda neste ano e também aqueles que estarão no orçamento federal de 2024.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes