Dobra o número de ciclistas mortos no trânsito do ABC

Ciclovia da avenida Pery Ronchetti em São Bernardo. Para especialista faltam mais vias exclusivas para bicicletas na região. (Foto: Pedro Diogo)

Os números oficiais de mortes no trânsito do ABC estão de certa forma estáveis se comparados os dados de janeiro a agosto do ano passado com o mesmo período deste ano, segundo o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo); foram 145 óbitos em 2022 e 144 neste ano. Porém, dois componentes chamam atenção; a alta do número de fatalidades com motociclistas em 6,82%, de 58 mortes para 63, nos dois períodos e, principalmente, o aumento de 100% nas mortes de ciclistas.

Em 2022 foram cinco casos de pessoas que morreram enquanto pedalavam pelas ruas da região, neste ano até agosto já foram 10 mortes. Na Semana Nacional do Trânsito as prefeituras preparam campanhas para maior segurança nas ruas e avenidas.

Newsletter RD

Se o número total de mortes nos oito primeiros meses dos dois anos é muito parecido, a sua composição está mudando. O número de pedestres mortos no trânsito diminuiu. De janeiro a agosto de 2022 foram 50 pedestres mortos na região, neste ano, no mesmo período foram 42, queda de 16%. Os mortos que estavam em veículos como carros, caminhões e ônibus ficou praticamente estável, 27 mortes no ano passado e 26 este ano.

Para a professora dos cursos de Engenharia da Universidade Metodista de São Paulo, Débora Bezerra Linhares Libório, os números do Infosiga mostram uma tendência de que cada vez mais as pessoas buscam meios de transporte alternativos ao carro e ônibus. Também a emergência de saúde mudou hábitos de trabalho e muitas pessoas trabalham em casa ou buscaram meios mais saudáveis de vida, a procura pela bicicleta aumentou. “A população está repensando o seu meio de locomoção nas grandes cidades. Depois da pandemia muitas pessoas passaram a andar mais de bicicleta, por isso que há um aumento no número de mortos entre os ciclistas. As pessoas procuraram usar a bicicleta, por ser mais saudável e ter um custo menor”, analisa.

A professora da Metodista diz o maior número de motocicletas na rua também explica os altos números de acidentes fatais com seus condutores ou garupas. A venda de motocicletas aumentou 22,4% nos primeiros seis meses deste ano. “Nos últimos anos tem sido assim, muita gente trocou o carro pela moto por causa do preço do combustível, com isso vai ter também o aumento de acidentes e mortes de motociclistas, porque tem uma quantidade maior de motos circulando”, diz a professora de engenharia.

Para Débora Bezerra, é preciso uma adequação das vias públicas para essa nova realidade de mais bicicletas e motos nas ruas. “Há sim uma falta de planejamento. É preciso pensar mais em ciclovias e mesmo para os motociclistas, porque aqui no ABC ainda não se tem as faixas exclusivas para motos, que ajuda a evitar os acidentes”.

Campanhas

Para marcar a Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), as prefeituras da região prepararam uma série de atividades de rua. A maioria das ações é educativa, mas também há incremento na fiscalização de velocidade por radares.

Em Ribeirão Pires o Departamento de Mobilidade Urbana vai realizar uma intervenção chamada “Ruas Completas”, que tem como objetivo aumentar a segurança viária da Estância. “A equipe de Educação do Trânsito vai realizar intervenções nas vias da cidade, conscientizando os motoristas. “Além disso, a a equipe de Educação do Trânsito está durante todo o mês a ação do CIMOB, o Circuito Itinerante da Prefeitura que é realizado para crianças de rede municipal de ensino que aprendem sobre noções básicas sobre o trânsito. No próximo dia 25, na Câmara Municipal recebe um ato solene em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito, O evento contará com presença de autoridades, homenagens e uma discussão sobre a mobilidade urbana”, informou a prefeitura.

Diadema segue com a campanha “#TamoJunto pela vida no trânsito”, com comunicação e intervenções nas principais vias do município. “A campanha conta com painéis, outdoors, busdoors e panfletos, além de intervenções nos principais cruzamentos, com exposição de faixas com mensagens educativas. “Campanhas pela segurança no trânsito não podem estar restritas a apenas um mês, devem ser uma ação constante dos governos porque é uma medida em defesa da vida”, disse Vanderly Lima, secretário de Mobilidade e Transportes. A prefeitura também leva para as escolas a educação para o trânsito através da Cia Sopa de Comédia e outra ação foi aumentar o número de radares. “Recentemente, a cidade ganhou 17 novos radares que têm como principal objetivo limitar a velocidade de tráfego nas vias, aumentando a segurança de motoristas, motociclistas, passageiros e pedestres. Entre esses 17 equipamentos, dez estão conectados ao Sistema Detecta, banco de dados para identificar queixas de furto, roubo ou clonagem”, informa a administração.

Na Semana Nacional do Trânsito, São Caetano realiza o projeto NPC (Na Pista Certa). “O NPC é um conjunto de ações voltados a alunos das Rede Municipal de Ensino, na faixa etária entre 5 e 9 anos (Ensino Infantil e Fundamental I e II). São ações lúdicas e pedagógicas realizadas num espaço cenográfico de 600 m², com estrutura modular, que acontece no Parque Espaço Verde Chico Mendes, para cerca de 1.200 alunos de 17 escolas municipais. Nestas atividades, os alunos aprendem (brincando) a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade. O NPC acontece na semana entre os dias 17 e 23 de setembro”, informa a prefeitura.

Atividade da prefeitura de Mauá no paço, no início das iniciativas dentro da Semana Nacional do Trânsito. (Foto: Divulgação)

Santo André deu início no dia 4 de setembro às ações que vão compor o calendário de atividades do Mês da Mobilidade Urbana. Entre os destaques desta edição estão blitz educativa, esquetes de teatro e a participação do personagem Mister Mão nas escolas, além da realização de curso de direção defensiva para motoristas e motociclistas. Nos dias 20 e 25 de setembro será a vez dos motociclistas participarem de uma blitz educativa com orientações sobre a legislação, entrega de material educativo, distribuição de antena corta pipa aos motociclistas, além de vale-troca de óleo, check-in elétrico e oficina de ponto cego. Em conjunto com essas ações será realizada uma intervenção artística e a ação acontece em parceria com Sest-Senat (Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Santo André”.

São Bernardo diz que  desenvolve diversas iniciativas, como estudos e projetos de engenharia de tráfego, manutenção da sinalização existente, recolhimento de veículos abandonados, videomonitoramento do trânsito das vias principais através do Centro de Operações Integradas (COI) de São Bernardo, recapeamento asfáltico, além de ações de educação de trânsito para crianças, jovens e adultos, entre outras ações. “Nesta segunda-feira (18/9), foi iniciada a Semana Nacional do Trânsito 2023 com atividades educativas para reflexão sobre a importância da direção segura, travessia adequada e respeito às regras de trânsito. A ação se estende ao longo da semana, com iniciativas voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, explica a prefeitura.

As atividades em alusão à Semana Nacional de Trânsito, em Mauá, começaram antes; no dia 16. Agentes de trânsito participaram de um treinamento, promovido pela prefeitura e a equipe da secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e teve como tema a prática direção defensiva em operações. A aula começou com uma palestra no auditório do Paço Municipal e seguiu com atividade prática.

No estacionamento foi montado um circuito com cones onde foram simuladas situações do dia a dia e também os temas abordados na palestra. Além dessa abertura até o dia 25 de setembro, outras ações serão realizadas como blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, focadas principalmente em áreas de embarque e desembarque, e também de descarga de mercadorias, além da participação de crianças e também do Mister Mão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes