ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Yellen reconhece desaceleração dos EUA, mas diz não ver sinais de crise econômica a caminho

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reconheceu nesta segunda-feira, 18, que a maior economia do planeta está em processo de desaceleração, mas disse não ver sinais de que a atividade caminha para um quadro de crise. “Ainda temos um mercado de trabalho muito saudável”, afirmou, em entrevista à CNBC.

Yellen acrescentou que o aperto monetário conduzido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) já implica em impactos em alguns setores, particularmente no mercado imobiliário residencial.

Newsletter RD

Para ela, esses efeitos devem se aprofundar nos próximos meses, mas até agora o consumo permanece forte e as empresas não promoveram demissões significativas. “Estou satisfeita com o que vejo na economia”, disse ela, que considera “prematuro” estimar qual serão as repercussões da greve de montadoras.

A secretária também destacou que acredita que o país está conseguindo reduzir a inflação. Entre os riscos, Yellen comentou que o governo monitora a recente escalada dos preços de petróleo, que ela atribui à retomada da demanda chinesa e aos cortes de produção da Arábia Saudita. “Minha expectativa é de que os preços vão estabilizar, mas estamos monitorando”, pontuou.

Yellen argumentou ainda que o Congresso não tem “absolutamente nenhuma razão” para paralisar as atividades do governo, que poderia acontecer se não houver um acordo pelo orçamento até o fim deste mês. Esse cenário, conhecido como “shutdown”, teria algum impacto econômico, no entendimento dela. “Queremos que o governo faça seu trabalho de financiar o governo”, defendeu.

A secretária afirmou ainda que as autoridades precisam garantir que o déficit fiscal fique sob controle. Para ela, não há preocupações no mercado de títulos públicos em relação ao recente aumento das emissões de papéis pelo Tesouro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes