Com o crescimento do número de empreendedores no Brasil (cerca de 93 milhões, segundo a Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor) o ensino sobre o tema ganhou protagonismo em universidades. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (13/09), o especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Psicologia Experimental, professor e gestor acadêmico no Centro Universitário Fundação Santo André, Márcio de Cassio Juliano, deu o tom sobre o formato adotado para todos os cursos da entidade.
No caso da Fundação Santo André (FSA), o ensino é dividido em duas etapas. A primeira mais geral, com informações que buscam aprofundar o conhecimento dos alunos sobre empreendedorismo, independente do universitário querer ou não empreender no futuro. Em uma segunda etapa, as habilidades e as atitudes são potencializadas de forma a fortalecer o talento do aluno naquela determinada área.
“Sabemos que o empreendedorismo não é só conhecimento. Não adianta a pessoa conhecer, saber o que é empreendedorismo, conhecer algumas ferramentas que ajudam ao empreendedor a ter o controle financeiro caso não tenha as outras duas partes (habilidade e atitude)”, explicou o especialista.

A ideia é evitar que aquele aluno só entre de maneira circunstancial no empreendedorismo, ou seja, empreender por uma necessidade e não por uma vontade planejada, fator que acaba ajudando a potencializar o fim de empresas recém-criadas. Outro ponto é potencializar o papel de idealizador deste estudante mesmo nos casos de um trabalho mais tradicional. Assim o mesmo pode aproveitar para alavancar ideias que possam ajudar na empresa em que está atuando.
Juliano ressalta que o fato de Santo André ter um Polo Tecnológico faz com que os alunos possam ser incentivados a potencializar ideias que acabam tendo dentro do curso. O professor relatou o caso de um projeto para inteligência semafórica que levada por um estudante de Engenharia, e que poderia ser usado na cidade ou mesmo regionalmente, pois o Consórcio Intermunicipal Grande ABC já debateu um possível investimento nesta área.
Estado
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria o Programa Jovem Paulista, que visa dar aulas sobre empreendedorismo e finanças para alunos das escolas estaduais de Ensino Médio. A proposta só recebeu veto em artigos que falam diretamente sobre os assuntos que podem ser abordados. Tais temas serão definidos posteriormente com uma regulamentação.
Para o professor, tal iniciativa será boa para os alunos que futuramente podem não apenas empreender, mas podem ter mais informações para evitar problemas financeiros pessoais. Juliano só fez uma ressalva para que o material que será futuramente utilizado nestas aulas tenha todas as informações corretas, diferente do que ocorreu com os materiais digitais recentemente distribuídos para os alunos.