Nos EUA, idade e economia ameaçam reeleição de Biden em 2024, mostra pesquisa do ‘WSJ’

Os eleitores avaliam que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é muito velho para concorrer à eleição e dão a ele avaliação fraca na economia e em outras questões importantes para seu voto, segundo nova pesquisa do Wall Street Journal. A investigação pode ser um alerta para o líder de 80 anos, antes da disputa de 2024.

Apenas 39% dos eleitores têm uma visão favorável do presidente, segundo a pesquisa. Em outra questão, 42% dizem aprovar como ele conduz seu trabalho, enquanto 57% desaprovam.

Newsletter RD

Biden está empatado com o ex-presidente Donald Trump em uma eventual reedição da disputa de 2020, cada um com 46%. A pesquisa do WSJ mostra desafios para Biden, mas também fraquezas em seu provável oponente. Os eleitores na pesquisa veem Trump como menos honesto e gostam menos dele do que de Biden, e a maioria avalia que, após a eleição de 2020, o então presidente realizou um esforço ilegal para impedir que o Congresso declarasse Biden o vencedor.

Para 73% dos eleitores, Biden é velho demais para tentar um segundo mandato. Já 47% consideram Trump de 77 anos, muito velho para a presidência. Dois terços dos democratas consideram Biden muito velho para concorrer de novo.

Para 40%, Biden tem um histórico de realizações como presidente, enquanto 51% dizem que Trump possui esse histórico. Para 46%, Trump está mentalmente preparado para a presidência, enquanto apenas 36% consideram que Biden está mentalmente preparado.

A pesquisa com 1.500 eleitores registrados foi realizada entre 24 e 30 de agosto, com margem de erro de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes