
Começa neste sábado (02/09), uma nova fase das obras do BRT-ABC. Para a evolução do trajeto haverá uma alteração no cruzamento da avenida Aldino Pinotti com a rua Marcel Preotesco, em São Bernardo. Essa mudança será provisória e tem previsão de finalização em 20 de setembro.
A obra
Essa fase das obras do BRT-ABC compreende um total de 2.600m, entre o centro de São Bernardo (Paço Municipal) e Winston Churchil, perto da divisa com São Caetano (neste ponto da fase 1, não há divisa de municípios no corredor). As obras são para a construção do pavimento em concreto armado da pista onde circularão os ônibus elétricos do BRT-ABC. Incluem: remoção do asfalto, drenagem do solo, preparo da sub-base do pavimento. Também já está avançada a construção das estações localizadas na av. Aldino Pinotti.
BRT-ABC em números
Capacidade do BRT-ABC de atendimento diário de 600 mil passageiros, com uma previsão inicial de demanda de 173 mil passageiros por dia.
Operação com 92 ônibus elétricos articulados (e-Trol) fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, WEG, Caio e outras
Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado
Trajeto em via segregada com operação de embarque e desembarque em 16 estações com ar-condicionado, cobrança desembarcada e piso em nível com o veículo
Previsão de início de operação: segundo semestre de 2024
Trajeto de 18 km de extensão, atendendo as cidades do ABC
Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes)
Três tipos de linhas: Linha Paradora nas 16 estações, Semiexpressa em 8 estações e Expressa, somente nos terminais.