Procurado nesta quarta-feira (30/08) para comentar e até contrapor uma suposta formação de cartel no transporte de veículos novos por caminhões, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) com sede em São Bernardo, não quis comentar o assunto. O sindicato e empresas de transporte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso foram alvos, na terça-feira (29/08) da operação Ciconia, deflagrada pela Polícia Federal, pelo núcleo do ABC do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e pelo Cade (Conselho Administrativo de Devesa Econômica).
Um dos endereços visitados pela força tarefa foi a sede do sindicato, no bairro Batistini, em São Bernardo. A PF e o Ministério público não divulgaram o que foi apreendido na sede da entidade nem nos demais endereços. O RD tentou contato por telefone e por email com o Sinaceg, que respondeu em uma curta nota que “por hora o Sinaceg não comentará assuntos em andamento no Judiciário”.
A PF sustenta que a operação visa apurar a existência de “Cartel de Cegonheiros”. A operação aconteceu em cumprimento de seis mandados de busca e apreensão emitidos pela 1° Vara Criminal do Fórum de São Bernardo.
De acordo com nota do Cade, as investigações iniciais apontam para suspeita de prática ilícita que consiste no ajuste ou acordo, entabulado por pessoas físicas ligadas a sociedades empresariais e sindicato para a dominação do mercado ou a eliminação total ou parcial da concorrência. Os investigados poderão responder por prática de crime contra a ordem econômica, associação criminosa e crime de organização criminosa.