A prática da musculação tem se mostrado cada vez mais relevante quando se trata da saúde física e bem-estar do ser humano. É uma atividade milagrosa, que oferece inúmeros benefícios, que pode ser realizada por todos sem limite de idade, mas de preferência com orientação de um educador físico qualificado.
Em entrevista ao RDtv, o professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo, Ibrahim El Hayek, conta que os benefícios da musculação podem ser colhidos em todas as fases da vida. Desde a adolescência até a terceira idade, porque oferece um impacto significativo na saúde. “A musculação é essencial para todos, para que o aparelho locomotor humano possa se regular e dar conta das tarefas do dia a dia”, destaca o professor.
Os benefícios podem ser sentidos em um curto período de atividade, sendo possível notar os efeitos positivos após aproximadamente dois meses de prática regular. Além disso, a musculação tem um impacto positivo em outros aspectos da vida. Essa atividade pode influenciar na qualidade do sono, na alimentação e no bem-estar emocional, uma vez que estimula a liberação de endorfina, o hormônio relacionado à sensação de prazer e bem-estar.

Periodicidade ideal e adaptação dos exercícios
Para os iniciantes, El Hayek recomenda um treino de uma hora por dia, três vezes por semana, como ótimo ponto de partida. Embora seja possível adaptar os exercícios para serem realizados em casa, o professor observa que um treino em academia é mais eficiente. Isso se deve ao fato de que as máquinas de musculação em uma academia estão preparadas para atingir grupos musculares específicos, o que permite maior flexibilidade nos pesos e execução dos exercícios.
Mas musculação não é apenas para quem busca uma estética muscular, é também uma importante ferramenta para atletas de diversas modalidades. Contribui para o fortalecimento muscular, o que ajuda a melhorar o desempenho e prevenir lesões. A musculação auxilia o atleta a se tornar mais completo, uma vez que os músculos fortalecidos proporcionam maior estabilidade e capacidade de reduzir o impacto durante a prática de outros esportes.
O educador físico enfatiza, ainda, que a musculação ajuda a prevenir diversos males, como a osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e muitos outros. “O exercício físico é um remédio natural”, garante Ibrahim El Hayek.