ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

1º Congresso de Educação destaca o compromisso da cidade com democracia e cidadania em Mauá

Mauá realiza primeiro congresso de educação para falar sobre o exercício da democracia e cidadania no Brasil(Ubiratã Ventura/PMM)

A abertura do 1º Congresso de Educação de Mauá, realizado nesta quinta-feira (24/08), teve como palestrante a senadora Teresa Leitão, senadora pernambucana (PT) e pedagoga e professora da Educação Básica aposentada e ex-dirigente sindical. A senadora abordou “Educação para o exercício da democracia e construção da cidadania”, em sua fala para o público formado por profissionais da rede municipal de ensino que lotou o Teatro Municipal.

O prefeito Marcelo Oliveira agradeceu a compreensão e o compromisso de cada profissional da rede de Educação de Mauá. “Agradecer pelo amor de cada um pela Educação e dedicação com as nossas crianças. Já fizemos a contratação de mil profissionais para melhorar a qualidade do serviço, mas precisamos de mais. E foi uma grande satisfação fornecer os kits escolares e uniformes, logo no começo do ano. Temos grandes desafios, mas já temos também grandes conquistas. Agora, precisamos decidir a Mauá que queremos pelos próximos 10 anos”, disse o prefeito.

Newsletter RD

O secretário de Educação, José Luiz Cassimiro, destacou o trabalho de recuperação em 37 unidades escolares, a construção de três escolas e a contratação de mil trabalhadores e trabalhadoras somente em sua Secretaria. “Mas a formação é extremamente importante e o Congresso está trazendo um conjunto de atividades que vai aprimorar o trabalho em toda a rede municipal”, afirmou Cassimiro.

Em sua exposição, a senadora elogiou que Mauá seja reconhecida como uma ‘cidade educadora’ e que a educação é uma causa, por isso é importante o compromisso que ela seja crítica e emancipadora em defesa da democracia e da cidadania. “Queremos uma educação integral, mas temos que decidir que tipo de educação integral queremos”, destacou a senadora, que também defende a que haja soberania e igualdade de condições de acesso ao formato digital. Teresa Leitão citou o exemplo dos desafios enfrentados pelos profissionais durante a pandemia, em que ficou evidente a exclusão digital. “Ou o equipamento não era bom ou a internet não funcionava”, afirmou.

A senadora falou ainda dos desafios e avanços do governo federal, sobre os obstáculos enfrentados no Senado Federal para defender pautas de interesse da população mais vulnerável e o retorno de importantes mecanismos de controle social, como o Fórum Nacional pela Educação. Para a professora, o desafio neste momento é a revogação do ‘Novo Ensino Médio” para garantir o aprendizado de qualidade. Em seu discurso, a senadora destacou a importância da gestão democrática, “por isso congressos como este são tão importantes para a Educação.”

O tema do Congresso é “Por uma Educação Crítica e Emancipatória: em Defesa da Democracia e da Cidadania”, para refletir sobre a escola que se deseja criar e a sociedade que se pretende construir para o futuro.

Parte das atividades será realizada no Teatro Municipal, localizado à rua Gabriel Marques, 353, outras programações serão desenvolvidas no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, à rua Rio Branco, 183, 10º andar, além de oito escolas-polo (Alice Túlio Jacomussi, Alberto Betão Pereira Justino, Cora Coralina, Darcy Ribeiro, Jeanete Beauchamp, Maria Rosemary de Azevedo, Neuma Maria da Silva e Tania Geraldo de Campos Silva), distribuídas pelo município para 125 exposições.

A programação pode ser consultada no site: maua.sp.gov.br.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes