Sérvia vai fornecer gás natural à Hungria caso Ucrânia impeça transporte de gás russo

A Sérvia vai fornecer à Hungria mais gás natural russo se a Ucrânia encerrar um acordo que permite à Rússia transportar gás natural por território ucraniano, disse neste domingo (20/8), o ministro das Relações Exteriores da Hungria.

Falando em uma mensagem gravada, Peter Szijjarto disse que o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, se encontrou com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Budapeste, e assegurou-lhe que a Sérvia seria capaz de fornecer mais gás russo à Hungria se Kiev se recusar a estender um acordo que permitisse o trânsito de gás natural liquefeito (GNL) no território ucraniano.

Newsletter RD

“Ouvimos nos últimos dias que a Ucrânia gostaria de rescindir o acordo de trânsito de gás natural previamente concluído com a Rússia”, disse Szijjarto. “Hoje, o presidente sérvio deixou claro que, se a Hungria quiser aumentar os embarques de gás natural através da Sérvia para a Hungria, a Sérvia pode garantir as capacidades de embarque necessárias”.

O anúncio ocorreu depois que o ministro da energia da Ucrânia, German Galushchenko, indicou que é improvável que Kiev estenda o acordo de trânsito que leva gás natural russo para países europeus via Ucrânia. Esse acordo deve expirar no ano que vem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes