ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Conselho Metropolitano retorna com pedidos de prefeitos por investimentos

Conselho Metropolitano faz parte das lutas do Consórcio ABC para ampliar os debates sobre diversos temas (Foto: Governo do Estado)

Os 39 prefeitos da região metropolitana de São Paulo se reuniram nesta segunda-feira (14/08), no Palácio dos Bandeirantes, para a eleição para presidente e vice do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Ricardo Nunes (MDB/São Paulo) e Rodrigo Ashiuchi (PL/Suzano) vão ocupar os cargos, respectivamente. No encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os chefes de Executivo Municipal aproveitaram para falar sobre a necessidade de maiores investimentos.

O grupo terá como secretário executivo o ex-secretário de Saúde de Santo André e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. Os sete prefeitos do ABC celebraram o retorno do grupo e aproveitaram para indicar a melhora de alguns processos de articulação para investimentos possam ser realizados nas cidades. Apesar do debate sobre as propostas só ocorrerá no próximo encontro, ainda sem data para ocorrer.

Newsletter RD

“Pedi ao governador atenção em pautas importantes para São Caetano e ABC, como o início das obras do BRT e a celeridade na entrega do Piscinão Jaboticabal, além de mais investimentos em segurança para nossa cidade e região”, disse o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB).

“Essa reunião é importante para a retomada de assuntos que são comuns entre os municípios que formam o Grande ABC, por exemplo. Com o Conselho reativado podemos fortalecer as demandas”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL).

“Consideramos essencial a retomada desse canal de discussão para a solução de desafios comuns aos municípios da região, tendo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, como presidente e capitaneada pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo de São Paulo, José Police Neto, que já foi nosso secretário e tem uma história ligada à boa gestão e às boas práticas e ao planejamento. Com certeza essa iniciativa vai nos ajudar a tirar do papel questões regionais e demandas antigas que tem que ser resolvidas de maneira metropolitana”, comentou o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

“É uma agenda fundamental de alinhamento de expectativas e planos de ação entre as cidades da região metropolitana do Estado de São Paulo, onde é possível discutir temas comuns, como integração do transporte, melhor regulação e financiamento do sistema de Saúde, políticas habitacionais, entre outros. Muito importante essa abertura que o governador Tarcísio está dando para que os prefeitos apresentem seus pleitos e os pontos que precisam de mais integração, tanto de projetos quanto de investimentos”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

“Uma oportunidade de conversar com o governador Tarcísio sobre os interesses da nossa cidade. É importante a retomada do conselho para que nós, prefeitos, consigamos lutar juntos por mais apoio nas áreas de segurança, mobilidade e saúde”, disse o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT).

“Com a retomada do Conselho, uma luta que encampamos desde que assumi a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, temos uma grande oportunidade para avançarmos com as políticas públicas integradas para a melhoria da qualidade de vida da população. É fundamental as cidades participarem do debate e ajudar nas decisões em questões como integração do transporte, vinda do Metrô e financiamento da saúde, entre outros”, falou o prefeito de Mauá e presidente do Consórcio ABC, Marcelo Oliveira (PT).

PDUI

O encontro também serviu para debater o projeto de lei que cria o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), uma espécie de Plano Diretor Metropolitano, que será enviado para a Assembleia Legislativa para análise de votação neste segundo semestre. A ideia é que a propositura atenda as diretrizes do Estatuto da Metrópole, uma lei federal sancionada em 2015.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes