Na Cúpula da Amazônia, secretária-geral da OTCA defende desmatamento zero até 2030

A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alexandra Moreira, defendeu nesta terça-feira (8/8), a adoção de um compromisso para zerar o desmatamento até 2030. Em discurso durante a Cúpula da Amazônia, em Belém, a diplomata boliviana argumentou que os países devem investir no combate ao crime para acelerar o processo.

Moreira acrescentou que a preservação do bioma é importante para assegurar a biodiversidade e a disponibilidade de água no mundo. “O desafio social e econômico também está presente por causa dos 50 milhões de habitantes vivendo na Amazônia, incluindo 420 cidades indígenas dos 800 que existem na América Latina”, disse.

Newsletter RD

Conforme mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, um acordo para eliminação do desmate em um prazo específico divide os oito países da OTCA. Brasil e Colômbia pressionam pela adoção do compromisso, mas enfrentam resistência de nações mais pobres.

Lula

Em meio à Cúpula da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou no Twitter, na manhã desta terça-feira, 8, que o desmatamento na Floresta Amazônica caiu 42% no começo de seu mandato atual. O petista atribuiu a informação à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Mesmo só com 700 fiscais, já alcançamos uma redução de 42% do desmatamento na Amazônia. E vamos continuar trabalhando por desmatamento zero”, disse Lula.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes