Profissionais que atuam na APS (Atenção Primária à Saúde) do ABC estiveram reunidos nesta quinta-feira (27/07), em Santo André, para o 3º Encontro para Fortalecimento da Atenção Básica e Humanização do ABC.
O evento, realizado no auditório da Faculdade Anhanguera, contou com participação dos secretários municipais de Saúde, Gilvan Junior (Santo André) e Fernando Pinotti Silva (Rio Grande da Serra), além de representantes dos outros cinco municípios.
Durante o encontro, os profissionais puderam trocar informações sobre experiências vividas em cada município, falaram sobre o uso da tecnologia na ampliação do cuidado e da humanização do atendimento e discutiram avanços no cuidado da pessoa com diabete na atenção primária. O encontro, organizado pela APS de Santo André, contou com palestras e debates sobre os temas.
“Muito feliz por sediar evento deste porte com o envolvimento de todas as secretarias do ABC. Temos colhido resultados extremamente positivos na atenção primária, como o aumento na oferta mensal de consultas, que passou de 20 mil para 50 mil depois de ajustes nos fluxos e a contratação de profissionais. Também ampliamos o número de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e das equipes que atuam no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Como consequência zeramos as filas represadas na pandemia e agora temos condições de ofertar alguns exames, como o Papanicolau, por livre demanda”, comentou Gilvan Junior.
O encontro contou com a presença de 250 pessoas das mais diversas áreas da APS. “Foi um dia muito produtivo, com troca de experiências entre as equipes. Importante ações como essa porque aproximam os profissionais e criam vínculos. A APS é a porta de entrada para o sistema municipal de saúde e precisamos estar alinhados para que as cidades evoluam em bloco, ofertando atendimento de qualidade e cada vez mais humanizado para as pessoas que dependem do SUS”, pontuou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha.
“Receber o encontro regional da APS em Santo André foi uma honra enorme. Fizemos questão de ter conosco todas as categorias e eles abrilhantaram as salas de discussões com a vasta experiência nas diversas áreas. Foi importante para que tivéssemos uma visão ampla e reconhecer as potências de todos”, comentou a coordenadora da Atenção Básica, Nalva Chiafarelo.