Eventos e testes de estresse mostram que bancos nos EUA são resistentes a choques, diz Waller

Diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller afirmou nesta quinta-feira, 27, que eventos recentes e testes de estresse apontam que os grandes bancos americanos são resistentes a choques macroeconômicos. O comentário foi feito durante reunião para discutir sobre uma possível implementação de uma versão americana do acordo de Basileia III – o dirigente se opôs à medida.

“Concordo que um sistema bancário bem capitalizado é fundamental para a resiliência do nosso sistema financeiro, mas os aumentos nos requisitos de capital não são gratuitos. Como tal, devemos garantir que os benefícios de resiliência dos aumentos nos requisitos de capital superem os custos para os clientes bancários e para a economia real”, destacou Waller.

Newsletter RD

Segundo o dirigente, não está claro por quê grandes bancos precisam de capital adicional, de forma que não valeria a pena arcar com essa mudança sem “benefícios claros”.

Proposta aumentará custos e poderá impedir funcionamento do mercado

Waller afirmou que a proposta de Basileia III para o sistema bancário americano poderá aumentar o custo de crédito para famílias e empresas e impedir o funcionamento do mercado. O comentário foi feito durante reunião para discutir proposta que eleva as exigências de capital dos maiores bancos dos Estados Unidos.

Segundo o diretor, a mudança poderá “desencorajar bancos de se envolverem em atividades de formador de mercado” e não melhorar necessariamente a resiliência do sistema financeiro americano. “Um sistema bancário seguro, mas desnecessariamente estreito, não resulta necessariamente em um sistema financeiro seguro e em uma economia vibrante”, destaca, indicando que a proposta poderá fazer o contrário de harmonizar as regulamentações.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes