ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Italo Ferreira sofre entorse no joelho e se despede da temporada do Circuito Mundial de Surfe

O campeão olímpico Italo Ferreira sofreu uma entorse no joelho e não terá condições de competir no Taiti, em setembro, quando será realizada a última etapa do Circuito Mundial de Surfe antes do WSL Finals, que reúne os cinco primeiros colocados do ranking em uma disputa derradeira pelo título. Ele se lesionou na terça-feira, enquanto surfava na repescagem da etapa de J-Bay, na África do Sul.

“O atleta Italo Ferreira sofreu uma entorse no joelho direito durante a bateria desta terça-feira, 18 de julho, na etapa do mundial de surfe disputada em J-Bay, na África do Sul. Italo foi prontamente atendido pela equipe médica local. Posteriormente, o atleta passou por exame de imagem em um hospital da região, onde foi constatada uma contusão no ligamento colateral medial – sem sinais de ruptura”, comunicou a assessoria de imprensa do surfista.

Newsletter RD

De acordo com o comunicado, Italo voltará ao Brasil nos próximos dias para realizar novos exames, ser reavaliado e iniciar um processo de fisioterapia. A lesão ocorreu no momento em que ele tentou executar uma manobra em disputa com Ian Gentil, havaiano e filhos de brasileiros, na repescagem. Na terça, após deixar o mar, o surfista brasileiro publicou, no Instagram, um vídeo do momento em que chega ao hospital em uma maca e escreveu um texto emocionado.

“Eu tive que abandonar a bateria e ir direto para o hospital após errar uma manobra e machucar meu joelho direito. Diferentemente do ano passado, eu não tive condições de continuar depois de sentir muita dor. Eu tenho trabalhado bastante pra ser forte e evitar esse tipo de lesão, mas infelizmente existe o risco! Espero que não seja nada grave e consiga voltar o mais rápido possível, só que com outros planos! Porque eu não consigo alcançar o meu objetivo final. Tudo tem um propósito e se teve de ser assim, de um jeito ou de outro lá na frente eu vou descobrir e Deus vai me mostrar o melhor caminho”, disse.

Como ocupa a 11ª colocação do ranking da WSL, associação responsável pela organização do circuito mundial, o potiguar medalhista de ouro em Tóquio não tem mais chances de disputar o WSL Finals, nem de conseguir uma das vagas olímpicas via ranking, reservadas ao top 10. As opções restantes de classificação aos Jogos de Paris-2024 são conquistar o título dos Jogos Pan-Americanos deste ano, dos quais Italo não deve participar, ou do Jogos Mundiais de Surfe da ISA (Associação Internacional de Surfe), em 2024.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes