Apresentaremos plano de enfrentamento ao crescimento do desmatamento na Amazônia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo irá apresentar um plano de enfrentamento e contenção do crescimento do desmatamento ilegal na Amazônia. “As coisas terão que ser feitas de forma legal; quem fizer ilegal, será punido”, disse Lula, durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada Conversa com o Presidente.

Ao listar ações que o governo federal irá adotar para evitar desmatamento ilegal e queimadas, o presidente citou a abertura de concursos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em meio a críticas de um desmonte do órgão no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Newsletter RD

“Nós vamos jogar muito duro, não só com os instrumentos de proteção que temos no Ministério do Meio Ambiente, mas com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, se for necessário, com a própria Forças Armadas, para que a gente proteja nossa floresta de queimada, derrubada, madeireiros, garimpeiros e crime organizado”, declarou.

Na entrevista, Lula citou a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém, no Pará. De acordo com ele, o que os países querem é fazer da floresta “um instrumento com o mundo desenvolvido para que a gente possa se desenvolver e gerar emprego para as pessoas que moram na Amazônia”. Em sua avaliação, isso representa uma poderosa ferramenta de se fazer política econômica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes