ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Primeiro-ministro da Holanda anuncia saída da política após próximas eleições

Mark Rutte, o primeiro-ministro mais antigo da Holanda, anunciou nesta segunda-feira (10/07), que deixará a política após a convocação de uma eleição geral devido à renúncia de seu governo. Rutte, líder do Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), revelou sua decisão durante um debate parlamentar.

“Ontem de manhã, tomei a decisão de não estar disponível como líder do VVD novamente. Quando um novo gabinete assumir após as eleições, deixarei a política”, declarou Rutte.

Newsletter RD

A coalizão governista liderada por Rutte, composta por quatro partidos, renunciou na sexta-feira, dia 7, após não conseguir chegar a um consenso sobre um pacote de medidas para lidar com a questão migratória. Até o momento, não foi definida uma data para a eleição.

Sua decisão significa o fim de mais de 13 anos no poder para o líder conservador, às vezes chamado de “Teflon Mark”, porque os escândalos que atormentaram seus quatro governos nunca o afetaram.

Rutte disse que a “decisão é pessoal, independentemente dos desenvolvimentos nas últimas semanas”. Não havia indicação imediata de quem poderia substituir Rutte como líder do VVD. A facção parlamentar do partido é liderada por Sophie Hermans, ex-assistente política de Rutte.

Ainda não há data para a eleição, mas não se espera que aconteça antes de outubro ou novembro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes