Com 547 mil vacinados contra gripe, ABC tenta melhorar meta de cobertura

Meta de cobertura para o Estado é de 90% (Foto: banco de imagens)

Com a prorrogação da campanha vacinal contra a gripe (Influenza) em todo o Estado de São Paulo até 31 de julho, o ABC dá continuidade às ações para tentar atrair a população, até agora com apenas 546,6 mil vacinados. A cobertura segue muito baixa, de até 37% do público alvo.

Até o momento, Ribeirão Pires aplicou 29.562 doses contra a Influenza, sendo que a população vacinal é 46.614 pessoas, portanto, apenas 46,19% foram imunizadas.

Newsletter RD

Até o mês de junho foram aplicadas 167.505 o que representa 38,26% doses da vacina em Santo André. O grupo prioritário é formado por 283.631 pessoas, sendo que 104.368 receberam as doses, ou seja, uma cobertura 37%. Outras 50.407 doses foram aplicadas no público em geral após liberação pelo Ministério da Saúde, cuja meta de cobertura é de 90%.

Todas as 34 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem a vacina contra a influenza, das 8h às 16h, por livre demanda. A única exceção é a unidade da Cidade São Jorge que passa por reforma.

Santo André tem realizado várias ações para aumentar o acesso da população à cobertura vacinal, como a Barraca da Vacinação na Feira da Fraternidade e no Arraial Solidário, Vacinação nas Instituições de Longa Permanência, vacinação aos pacientes acamados, fornecimento de vacina influenza aos hospitais e UPAs para aumentar a cobertura dos profissionais de saúde, aos finais de semana temos os dois pontos de drive-thru montados na Craisa e no Carrefour Pedro Américo abertos das 8h às 18h.

Das 78.693 pessoas, 34.878 foram vacinadas em São Caetano, o que representa 44,3%. Além disso, 14.016 pessoas de outros grupos, sem comorbidades, total de 49.119 pessoas foram vacinadas. Todas as UBSs da cidade vacinam contra Influenza, inclusive as seis que têm o programa Saúde Hora Extra e funcionam de segunda a sexta-feira até 21h e, aos sábados até 12h. Para ser vacinado é preciso apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Em São Bernardo, foram 206.605 doses de vacina aplicadas entre as 315.857 elegíveis para a campanha, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 48,5%. Entre idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Mauá, até o momento, está com cobertura de 40,87%, mesmo com divulgação e campanhas a procura e aceitação de vacinas em geral estão em baixa, assim como em todo o país.

A Secretaria de Saúde está empenhada em aumentar o índice de cobertura vacinal, o município tem incentivado campanhas publicitárias sobre a gripe. Em âmbito municipal, haverá a intensificação na divulgação por intermédio da recomendação dos profissionais de saúde, das redes sociais, cartazes nas unidades, vacinação em ações sociais realizadas no município, vacinação em algumas unidades até às 20h, além de seu funcionamento em alguns finais de semana.

No período de 10 de abril a 28 de junho, Diadema aplicou 86.713 doses de vacina contra a Influenza. A vacina estará disponível nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir de seis meses de idade (público ampliado).

Para ampliar a adesão, Diadema desenvolve diversas estratégias para ampliar as coberturas vacinais, tanto de adultos como do público infantil, entre elas, busca ativa, uso de carro som, vacinação sem agendamento e por livre demanda. A Prefeitura realiza ainda vacinação extramuros, vacinação em escolas e Dia D com abertura das unidades em alguns finais de semana, além de sensibilização sobre a importância da vacinação nos eventos promovidos pela Gestão e nas mídias sociais da Prefeitura.

O município tem realizado reuniões temáticas semanais, dentro do Programa “Saúde no Território”, com com a comunidade sobre as necessidades de saúde da população e também conscientizar sobre a importância da coparticipação no cuidado à saúde. O Conselho Municipal de Saúde tem discutido o risco da reintrodução das doenças para que, junto com a participação da população, a gestão consiga levar a sensibilização para espaços como igrejas, escolas e associações de moradores ou de bairros.

A prefeitura de Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento da reportagem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes